O chocolate quente é uma das bebidas mais consumidas no inverno, e uma ótima alternativa para aqueles que não gostam do sabor do café. Consumido em todo o mundo, essa bebida deliciosa possui muitas versões diferentes que são adaptadas ao gosto de cada país, mas a versão original é bem diferente da que conhecemos hoje. Vem que o TudoGostoso te conta tudo sobre a origem da chocolate quente e ainda mostra receitas diferentes para experimentar e sair da rotina!
O chocolate quente é uma das bebidas de inverno favoritas de todo mundo
Origem do chocolate quente
Pode não parecer, mas a origem do chocolate quente é bem mais antiga do que pensamos! O ingrediente que é matéria-prima do chocolate, o cacau, já era utilizado nas civilizações Maias e Astecas antes mesmo dos europeus chegarem às américas. O mais curioso é que ele possuía diversas funções, e não apenas alimentícias! Uma delas é que ele servia como moeda de troca: cerca de 100 sementes de cacau bastavam para os astecas comprarem um bom peru!
Esses povos foram os primeiros a preparar uma bebida à base de cacau que pode ser considerado o primeiro chocolate quente. No entanto, essa receita era bem diferente: tratava-se de uma infusão com as sementes junto com bastante pimenta, o que tornava a bebida amarga e muito apimentada. Essa bebida se chamava de xocoatl, e foi ela que os espanhóis criticaram, alegando que era melhor ser jogada aos porcos.
E o chocolate quente tradicional, como surgiu?
Com a chegada dos colonizadores, logo o cacau chegou à Europa, mas ficou conhecido por ser uma fruta exótica e não tinha agradado muito, não, e foi utilizado apenas como remédio durante algum tempo. Apenas bons anos depois que um cozinheiro da corte experimentou misturar açúcar ao cacau, e foi a partir de então que o chocolate quente surgiu da maneira como nós consumimos e amamos! Não à toa, logo virou moda na Espanha.
Porém, o chocolate quente não era uma bebida para qualquer um consumir não, viu? Era considerada uma bebida da nobreza, e chegou a valer até três vezes mais do que o chá, a bebida que era uma das mais caras da época. A primeira receita desse tipo de chocolate quente que se tem registro menciona apenas os ingredientes, e nada do modo de preparo: usava 100 sementes de cacau, 2 pimentas, 1 porção de sementes de anis e 2 porções de baunilha, 2 paus de canela, 1 dúzia de amêndoas e avelãs, 1 libra de açúcar branco e até colorau para dar cor! Não dá para negar que deveria ficar uma delícia.
A primeira receita de chocolate quente usava canela e outras especiarias no preparo
Por conta da falta de modo de preparo, os chocolates quentes só eram feitos por cozinheiros experientes que pudessem adequá-los ao sabor da corte. Foi a partir disso que surgiram os primeiros chocolateiros, cozinheiros especializados em chocolate! Eles usavam até um bule diferente específico para servir a bebida: o chocolatière.
Atualmente, qualquer um consegue fazer bons chocolates quentes em casa, basta seguir as receitas, que vão desde as mais simples às mais elaboradas! E se você quer saber como fazer um chocolate quente diferente, cola com a gente que ensinamos tudo!
Receitas de chocolate quente diferentes para experimentar
Claro que essa receita não poderia ficar de fora, não é mesmo? Afinal, a original levava esse ingrediente tão inusitado. Mas, calma, que essa receita é feita na medida certa para não ser superapimentada!
Para quem gosta da combinação de chocolate com menta, essa versão do chocolate quente é perfeita. Um toque de frescor à receita tradicional já muda completamente o sabor da bebida. Vale a pena experimentar!
O chocolate quente com menta é uma excelente pedida para quem quer inovar no preparo
Que tal deixar seu chocolate quente ainda mais chocolatudo? Essa receita é para quem nunca dispensa um chocolatinho a mais!
Nos dias mais frios, nada como dar aquela batizada no chocolate quente para esquentar ainda mais o corpo. Ah, mas não se esqueça: bebidas alcoólicas são somente para maiores de 18 anos!
Veja mais:
Receitas de café cremoso, chocolate quente e outros bebidas para espantar o frio
Chocolate quente no palito: como fazer
Chocolate quente perfeito: 5 dicas para fazer uma bebida incrível