Com status de maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil tem grãos dos mais variados tipos. E, a partir de janeiro de 2023, as diferenças entre eles estarão mais explícitas nas embalagens. No dia 24 de maio, o Dia Nacional do Café, o Ministério da Agricultura aprovou novas diretrizes sobre as informações que esses produtos devem ter. Entenda o que vai mudar e como essa novidade ajuda você que é apaixonado por café.
As novas embalagens de café terão informações para auxiliar na compra
Por que as embalagens de café vão mudar?
A nova embalagem é uma exigência do Padrão Oficial de Classificação do Café Torrado. A instituição foi criada pelo Ministério da Agricultura e começa a regular o setor do café no dia 1º de janeiro de 2023. Este é o primeiro órgão de controle de qualidade de café torrado do país e pretende valorizar os bons produtos, facilitar a fiscalização e informar os consumidores sobre as características dos grãos. É bom ressaltar que as mudanças afetam a transparência das informações e aumentam a qualidade geral dos produtos, mas não dizem nada a respeito do preço.
Quais são as novidades dos novos pacotes?
Duas novas informações passam a ser obrigatórias nas embalagens: o tipo de café e o grau de torra. O tipo do café é relativo ao grão, que pode ser Arábica, Robusta ou Conilon. A Arábica é mais aromática, enquanto a Robusta e a Conilon são conhecidas pelo amargor. O grau indica se é torra clara, média ou escura. A torra clara é mais ácida, menos amarga e de sabor suave. A média tem aroma acentuado. Já a escura é menos ácida e mais amarga.
O novo órgão também criou regras que afetam os descafeinados. Agora um produto chamado de “café descafeinado” só poderá ter, no máximo, 0,1% de teor de cafeína. Para completar, o órgão irá controlar a higiene das fábricas e resíduos, impurezas e outras matérias estranhas só podem compor até 1% do conteúdo de qualquer café.
O tipo e o grau de torrefação do grão afetam diretamente o sabor da bebida
Como essas informações ajudam o consumidor?
São tantas opções de pó e grão de café nas prateleiras do mercado que encontrar o cafézinho ideal para o seu gosto pode ser difícil. A maioria das pessoas confia apenas na marca favorita e em termos abstratos como "extra forte" ou “suave”. Essas classificações não são fiscalizadas e podem ter qualquer significado dependendo da marca.
Com as novas regras, o comprador vai saber o tipo de café contido em cada embalagem, ajudando a experimentar novas marcas e a fazer substituições. Dessa maneira, vai ser mais fácil encontrar o tipo de café que agrada o seu paladar, seja para tomar puro ou para preparar bebidas como cappuccino, frapê, affogato ou dalgona coffee.
Veja também:
Não estrague o seu café! Entenda como a água certa influencia na qualidade da bebida
7 formas inacreditáveis de reaproveitar a borra de café
O que é affogato? Aprenda como fazer o café cremoso com sorvete