Café com leite promove benefícios para a saúde.
Qual a novidade do café com leite?
Segundo pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, a combinação das substâncias presentes no café e no leite possui um efeito anti-inflamatório! Os responsáveis por isso são os polifenóis do café e os aminoácidos do leite. Essa molécula presente no café, é responsável por reduzir o estresse oxidativo do corpo, mas a junção dela com os aminoácidos surpreendeu a todos.
Aminoácidos + polifenol = efeito anti-inflamatório
Os cientistas provocaram inflamações em algumas células e dividiram em grupos: polifenol com aminoácidos, apenas polifenóis e outro com nenhum das duas substâncias. O resultado foi que a junção dos aminoácidos com o polifenol foi duas vezes mais eficaz no combate à inflamação nas células! Melhor até do que em comparação com o polifenol agindo sozinho. E não para por aí! Não é só no café com leite que essas substâncias interagem entre si. Os pesquisadores pontuaram que acontece o mesmo em um prato de carne com legumes ou em um smoothie com proteínas como leite ou iogurte.
É melhor tomar café com leite ou café puro?
Depois dessa explicação fica fácil saber a nossa opinião! Procure tomar com mais leite ou meio a meio. Se você tiver algum problema de estômago ou for intolerante a lactose, não tem para onde correr: a melhor forma vai ser tomar puro mesmo.
Qual o melhor leite pra misturar no café?
Essa reação anti-inflamatória apontada pelos cientistas acontece no contato entre qualquer tipo de leite com o café, mas é melhor estar atento em como cada um pode influenciar no seu corpo e na sua saúde. Dê preferência para o leite desnatado! Ele tem um baixo teor em gorduras, mas mesmo assim apresenta vitaminas A e C, poucas calorias e é uma boa fonte de proteínas e de cálcio, principalmente.
Faz mal beber café com leite?
Nada em excesso é bom! Isso fez gerar um grande mal-entendido sobre o café com leite e faz pensarem que essa é uma mistura perigosa. O que acontece é que no pingado, as pessoas acabam colocando mais café do que leite. A cafeína realmente induz a perda do cálcio pela urina, mas isso só acontece se ingerido em grandes quantidades. Para isso, 30 ml de leite já são suficientes para fazer com que o café não atrapalhe a absorção do cálcio.
Veja mais
Café da manhã leve e nutritivo para os dias quentes: confira 15 receitas fáceis
Sente sono depois de tomar café? Descubra o que pode causar esse feito
Faz mal dar café para crianças? Entenda os efeitos da bebida na infância