• Entrar
  • Cadastrar
Quanto mais amargo, mais forte o café. Será que é verdade?
Saiba diferenciar as duas características do café e aprecie ainda mais o sabor da bebida

Você já ouviu alguém dizendo por aí que quanto mais amargo, mais forte o café? Essa afirmação bem popular dá a ideia de que a maior presença de cafeína na bebida faz com que ela tenha um sabor mais forte. A verdade, porém, é bem diferente.

O amargor do café está mais relacionado ao tipo de grão e a torra dele. Um café muito torrado fica mais escuro e mais amargo, mas não necessariamente tem maior quantidade de cafeína ou poder para deixar você acordado. Veja a seguir como diferenciar essas características da bebida e decida qual o melhor café para fazer parte do seu dia a dia.

como fazer o café perfeito Café amargo e forte não são sinônimos. Entenda qual é a diferença de cada característica da bebida

O que é um café forte?

Quando vemos nas prateleiras do mercado o pó de café com a informação “Forte” ou "Extraforte" na embalagem, trata-se de uma descrição sobre a torra do grão. Esse tipo de produto é feito em larga escala, torrado de maneira mais intensa para disfarçar as imperfeições e uniformizar a matéria-prima.

O resultado na xícara é um café mais amargo, forte no sabor — difícil de tomar sem açúcar— mas que perde cafeína e outras propriedades da bebida no processo. Um café de torra média, por exemplo, é mais claro, suave e tem mais cafeína. Nesse sentido, um expresso também pode ser mais forte do que um café coado.

O que é o amargo do café?

O café é uma bebida com um gosto amargo natural, resultado da combinação de diversos compostos presentes no grão, como a cafeína. Apesar disso, há diversos processos que podem ressaltar ainda mais essa característica no sabor da bebida.

Grãos menores e mais finos tendem a ser mais amargos, assim como torras mais escuras. Na hora do preparo, quanto mais pó de café você usar, mais chance do sabor ficar muito amargo, mesma consequência de preparar a bebida com água em temperatura muito alta.

Qual café não é amargo?

Para amenizar o sabor do café amargo, opte por grãos maiores e homogêneos, de torra mais clara, com notas frutadas e florais. Cafés gelados também costumam ter sabor menos amargo que os quentes.

Embalagem de café: saco de café virado com grãos na mesa e em uma colher O tipo e o grau de torrefação do grão de café afeta diretamente no sabor da bebida

Como saber se o café é forte

No sentido de sabor mais forte, o café mais comum, com grãos bastante torrados, fica fraco quando a proporção entre água e pó na hora do preparo não é homogênea, criando o famoso “chafé”. Quando a cor é mais escura, a bebida costuma estar mais forte.

Para grãos mais especiais, produzidos em menor escala, a cor não é um fator determinante para a intensidade da bebida. Esses ingredientes costumam ser mais frescos, com sabores mais elaborados e diferentes do que estamos acostumados no dia a dia. Nesse caso, a definição de ser um café forte ou fraco depende da origem do grão, do processo de torra e até da proporção usada no preparo.

Como fazer café coado

Para fazer um café coadoperfeito, você deve seguir a média de 4 a 5 colheres de sopa de pó de café para um litro de água. Se preferir um sabor mais suave, é só diminuir a quantidade de pó. O mesmo vale se quiser um café mais intenso.

Outra dica importante é de colocar a água no filtroquando estiver quente, não borbulhando. A água fervendo queima o café e ressalta ainda mais o sabor amargo dele.

Veja mais

Confira 7 formas inacreditáveis de reaproveitar a borra de café

Receitas com café: veja opções deliciosas com esse ingrediente

Temas relacionados