Você sabe mesmo como fazer café? Hoje o TudoGostoso vai ensinar como fazer o café perfeito, com truques e dicas de armazenamento e modo de preparo. Será que você vai descobrir que você fez café errado a sua vida toda e não sabia? Confira a seguir!
Nada como um bom cafezinho para acompanhar os pães frescos no lanche da tarde
Como fazer o café perfeito
Apesar do cafezinho, principalmente coado, ser praticamente uma obrigação na casa de todo brasileiro, muita gente não sabe os melhores truques para fazer café da maneira correta. Se você tem dificuldade de certar no preparo do café, ou quer descobrir como fazer um cafezinho para ninguém botar defeito, continua lendo que o TudoGostoso vai desvendar todos os mistérios sobre o preparo dessa bebida.
Por que lavar o filtro de papel?
Vamos começar por uma dica que você talvez ache um pouco estranha. Sabe o filtro de papel usado para preparar o café? O certo é molhá-lo primeiro, com água quente, antes de adicionar o pó. Confuso? A gente explica!
Alguns especialistas em café contam que essa é a melhor maneira para garantir um café com sabor mais puro. Ao utilizar a água quente para "lavar" o filtro, um possível gosto que o papel pode deixar na bebida é removido. Experimente testar em casa!
Como saber a quantidade certa de pó de café
Essa daqui é difícil, viu? Porque tudo depende de como você gosta do seu café. O melhor é pecar pelo excesso, porque um café mais forte pode ser diluído. A maioria das marcas de pó de café indica que deve ser utilizado de 4 a 5 colheres de sopa para cada litro, então tente fazer seguindo essa medida e, a partir daí, veja qual se adequa melhor ao seu paladar.
Vale destacar que alguns especialistas em café aconselham fazer uma bebida mais forte caso for usá-la misturada com leite, por exemplo!
A temperatura da água importa
Você deixa a água ferver? Sabia que isso pode estar estragando o seu café? Pois é! Esse é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de preparar a bebida. Ao esquentar a água, ela não pode levantar fervura!
Quando você joga água fervendo em cima do pó de café, você está queimando o seu café, o que ocasiona numa bebida de sabor amargo. Claro que o café já é amargo por si só, mas sabe quando você bebe e sente aquele fundinho de queimado? É porque foi usada água na temperatura incorreta.
O certo é esquentar a água até aparecer as primeiras bolhas, bem pequenas. Assim que isso acontecer, já pode desligar o fogo e preparar o seu café normalmente.
A temperatura da água é muito importante na hora de preparar um bom café
Pode requentar café?
A gente sabe que é doloroso jogar café fora quando sobrou muito, principalmente porque o preço do café está bem altinho. No entanto, requentar café não é uma boa ideia, apesar de ser uma prática bem comum. Seja qual for o tipo (coado, da cafeteira, espresso etc), não se deve requentar o café porque altera completamente o sabor e o aroma, deixando-o parecendo rançoso.
Além disso, consumir café requentado muitas vezes acaba gerando um mal-estar, com dores de cabeça e azia. Portanto, o ideal é não requentar e, para evitar o desperdício, fazer em pequenas quantidades.
Por que não se deve guardar o pó de café na geladeira
Agora complicou para todo mundo. Você é aquele tipo de pessoa que guarda tudo que pode na geladeira que é para não dar bicho? Pois fique sabendo que existem muitas coisas que não devem ser guardadas dessa forma, e o café é uma delas.
O motivo é bem simples, na verdade. A umidade e a temperatura da geladeira muda completamente o gosto, o aroma e até mesmo a textura do pó de café. O ideal é mantê-lo em potes herméticos, em locais secos e longe da luz.
Agora ficou muito fácil fazer um café delicioso
Veja mais:
Conheça seis produtos para realizar receitas incríveis com café
Cantinho do café: 6 itens perfeitos para montar uma área aconchegante e confortável