• Entrar
  • Cadastrar
A maioria faz errado: veja como lavar cebolinha da forma certa

Aprenda como higienizar a cebolinha do jeito certo com essas dicas práticas do TudoGostoso

O TudoGostoso vai te ensinar a maneira certa de lavar cebolinha para não deixar nenhuma sujidade (Créditos: Shutterstock)

A cebolinha é uma planta muito usada como tempero na culinária, com um sabor neutro mas levemente picante. É possível encontrar à venda nos mercados, feiras e hortifruti por um preço bem em conta, seja sozinha ou junto com a salsinha, formando o querido cheiro-verde. Apesar de fazer parte do dia a dia da cozinha brasileira, muita gente não sabe que é preciso higienizar esse vegetal com bastante cuidado, principalmente se for colocado na geladeira depois. Por isso, o TudoGostoso vai ensinar como lavar cebolinha da forma certa, sem deixar nenhum pedacinho sujo. Confira!

Como higienizar cebolinha do jeito certo: 3 passos que você não sabia

Assim como a maioria dos vegetais, a cebolinha também deve ser lavada corretamente antes de ser manuseada. E nada de sair lavando só em água corrente e achando que está certo, viu? Preste atenção abaixo para entender como fazer do jeito certo!

Separar todos os caules

Como os tubinhos de cebolinha ficam bem unidos, é difícil conseguir higienizar corretamente entre eles. É a mesma coisa que acontece com outros vegetais que já mencionamos anteriormente, como o repolho, a acelga, a couve-flor e o brócolis: os caules devem ser todos separados, para você conseguir higienizar de forma adequada. Depois de separados, lave em bastante água corrente.

Deixar de molho em solução

Como a gente disse antes, não vai adiantar de nada só lavar em água corrente, embora esse seja o primeiro passo para remover sujidades como excesso de terra. Depois desse passo, o ideal é colocar a cebolinha de molho naquela mesma solução de sempre de água sanitária com água, por 15 minutos. Lembrando que a quantidade é de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água. Passado o tempo do molho, é só enxaguar bastante.

Secar muito bem antes de guardar

Por último, você precisa secar muito bem cada uma das cebolinhas antes de guardar. Para isso, você pode usar um pano de prato limpo ou papel-toalha, removendo toda a água. Só depois que estiver bem seca, você pode guardar a cebolinha na geladeira ou no freezer. Vale ressaltar que cortar a cebolinha antes de guardar facilita o armazenamento e o preparo no dia a dia.

Veja mais:

Descubra se quem tem diabetes deve incluir a cebolinha na dieta

Temas relacionados