Lavar os vegetais antes de consumir é uma prática que ajuda muito a diminuir doenças causadas por contaminação alimentar. É por isso que você encontra muitas dicas de como higienizar os alimentos da maneira certa aqui no TudoGostoso, principalmente porque existem alguns tipos que precisam de um pouco mais de atenção, como é o caso do brócolis e da couve-flor. Além deles, um dos vegetais que as pessoas mais erram na hora de higienizar é o repolho, por não saber alguns detalhes importantes. Para você nunca mais comer essa verdura suja, nós vamos ensinar todo o passo a passo de como lavar repolho do jeito certo para evitar doenças. Confira!
Como lavar repolho do jeito certo: pare já de cometer esses erros amadores!
Não descartar as folhas
O primeiro erro que qualquer um pode cometer na hora de higienizar o repolho é não descartar as folhas externas. Sabe aquelas duas folhas mais macias que envolvem o repolho? Isso porque elas são as primeiras a ficar pretas, com buracos ou podres; elas agem como proteção para o interior do repolho.
Higienizar inteiro
A parte de higienizar o repolho é a que as pessoas mais erram. Muita gente tem o costume de lavá-lo inteiro. No entanto, como as folhas do repolho são muito juntinhas, é necessário cortá-lo antes. Caso você deseje comer o repolho cru, é melhor picar ou fatiar primeiro e, então, higienizar.
Lavar só com água
Lavar as verduras e legumes apenas com água é a mesma coisa que não higienizar. Para que os seus vegetais estejam realmente limpos, eles precisam ser deixados de molho por cerca de 15 minutos em uma solução de água sanitária com água, na proporção de uma colher de sopa para cada litro.
Depois desses 15 minutos, lave bem o repolho em água corrente. Se ele já estiver cortado, você pode usar uma peneira ou escorredor de macarrão para esse passo. Se você quiser se certificar que o repolho não ficará com nenhum resquício de água sanitária, basta deixá-lo de molho novamente, dessa vez só em água, por mais 15 minutos.
Não secar
Muita gente gosta de higienizar os alimentos com antecedência e deixá-los armazenados na geladeira. Realmente, é um método que adianta muito as refeições do dia a dia. Contudo, quando estamos falando de vegetais folhosos, é preciso tomar um pouco mais de cuidado para que eles não fiquem murchos ou até mesmo estraguem.
Para que isso não aconteça, você sempre deve secar muito bem qualquer vegetal depois de higienizar que você pretende guardar na geladeira. O melhor para isso é ter uma centrífuga de salada. Esse item costuma ser barato e é bem fácil de usar. Se você não tiver em casa, o ideal é deixar as folhas secando em cima de um pano de prato limpo ou de papel-toalha.
Veja mais:
Erro GRAVE: pare agora mesmo de higienizar frutas e legumes com o vinagre
Como higienizar ovo e outros alimentos que não podem ser lavados