• Entrar
  • Cadastrar
A maioria faz errado: veja como lavar cenoura da forma certa

Não é porque vai tirar a casca da cenoura que você não precisa lavá-la antes, veja como garantir que o legume estará bem higienizado antes de preparar as suas receitas

Mesmo com uma casca grossa, você precisa ter certos cuidados na hora de higienizar a cenoura (Créditos: Shutterstock)

Legumes e verduras fazem parte de uma alimentação saudável e balanceada, mas se não tiver os cuidados certos eles podem acabar trazendo riscos para a sua saúde. O problema é que mesmo quando você acha que está fazendo certo, ainda pode estar cometendo erros na hora de lavar alimentos como repolho, brócolis ou couve-flor. Um legume que muita gente faz errado e não higieniza corretamente é a cenoura. Mesmo com uma casca grossa que é comum tirar antes de consumir, ela ainda precisa ser higienizada corretamente. Confira no TudoGostoso os problemas mais comuns e como lavar cenoura da forma certa.

Como NÃO lavar a cenoura?

Um erro que muita gente comete com a cenoura é achando que, por ter uma casca grossa que você vai tirar para comer, você não precisa ter tanto cuidado na hora de higienizar e só passar uma água resolve. Mas não é bem assim. Caso o exterior da cenoura tenha alguma sujeira ou bactéria, na hora de descascar e cortar a faca pode levar os contaminantes do lado de fora para o lado de dentro. E, consequentemente, para a sua comida.

O que você usa para lavar a cenoura também pode não ser o melhor. Se você está lavando com detergente e acha que está arrasando, saiba que esse não é o ideal. A cenoura, assim como outros legumes e verduras, é permeável. Isso significa que ela pode absorver os produtos químicos do detergente e afetar seu interior. Por isso só devemos usar substâncias seguras para o alimento e para o nosso consumo.

Também não adianta usar ingredientes que consumimos, mas não servem de nada para limpar. Estamos falando do vinagre. O vinagre é ótimo para limpar a casa e também é um ingrediente que deixa a comida mais gostosa, mas não é tão eficaz na higienização de alimentos. Apesar do sabor ácido, ele não tem uma concentração de ácido acético o suficiente para matar as bactérias que podem estar nos alimentos. Por isso o vinagre não serve para higienizar frutas e legumes como a cenoura.

Como lavar a cenoura do jeito certo?

Agora que sabe o que não fazer, é hora de aprender o jeito certo de lavar a cenoura. Primeiro, quando chegar da feira ou do mercado você deve lavar a cenoura passando em água corrente direto da torneira. Para higienizar bem, é fundamental passar uma escova limpa em todo o legume. Esse passo é importante porque a cenoura tem linhas e sulcos que podem prender a sujeira e os micro-organismos. Só esfregando que você consegue tirar cada partícula indesejada.

Após fazer a limpeza inicial, você deve deixar a cenoura de molho em um recipiente cheio de água misturada com ou 1 colher (sopa) de água sanitária ou 20 gotas da solução de hipoclorito usada para higienização de alimentos. Só deixar lá por cerca de 15 minutos é o suficiente. Em seguida, não esqueça de enxaguar em água corrente novamente para remover a substância em questão.

A água sanitária ou hipoclorito são potentes para desinfetar alimentos que, após lavados, são seguros para comer. Depois é só armazenar em um recipiente novo (nada de colocar no mesmo que veio) e estará pronto para usar no bolo de cenoura ou nas receitas com cenoura que mais gostar.

Veja mais:
Alimentos sujos nunca mais! Aprenda como higienizar frutas, legumes e verduras do jeito certo com essas dicas INFALÍVEIS
A maioria faz errado: veja como lavar acelga (repolho chinês) da forma certa
Cenoura murcha tem solução e esse é o truque perfeito para deixá-la crocante novamente

Temas relacionados