• Entrar
  • Cadastrar
A maioria faz errado: veja como lavar acelga (repolho chinês) da forma certa

Descubra como lavar a acelga (repolho chinês) da maneira certa e nunca mais coma salada suja!

Lavar acelga (repolho chinês) do jeito certo não é difícil, mas precisa estar atento! (Créditos: Shutterstock)

A acelga é uma verdura de tonalidade clara, sabor neutro e cheia de benefícios para a saúde. Apesar de não ser tão popular no Brasil quanto algumas outras verduras como a alface e o repolho, ela é muito versátil e estrela vários pratos deliciosos como a salada de acelga com alho e gengibre frito, o kimchi coreano que virou vício dos dorameiros, o yakisoba, e muito mais.

Como você pode notar, essa verdura está presente em vários pratos de origem asiática, o que é bem pertinente já que ela também é conhecida como repolho chinês. Ela realmente é parecida com o repolho tradicional, mas é um pouco maior, com um formato mais comprido. Além disso, assim como ele, a acelga possui folhas mais juntinhas e um talo duro. Por esse motivo, muita gente erra na hora de higienizar esse alimento, e acaba lavando de maneira incorreta. Mas não tem problema, porque o TudoGostoso chegou para ensinar como lavar acelga (repolho chinês) da forma certa. Vem aprender!

Como lavar acelga (repolho chinês) da forma certa

Nada de achar que você pode higienizar a acelga da mesma maneira que faz com a alface, a cenoura ou o tomate. Não é só deixá-la inteira de molho na solução de água com água sanitária e muito menos só lavar em água corrente!

A acelga, assim como o repolho, o brócolis e a couve-flor, não deve ser higienizada inteira. O certo é separar as folhas da acelga do talo, lavar com bastante água corrente e depois colocá-las de molho na solução de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água, deixando por 15 minutos. Passado esse tempo, lavar bem em água corrente novamente (você também pode deixar de molho em água pura por mais 15 minutos, se desejar).

Separe as folhas da acelga antes de higienizar (Créditos: Shutterstock)

É muito fácil acumular terra e sujeira na acelga pelo fato de ser uma verdura em que as folhas ficam muito grudadinhas umas nas outras. Quando você não destaca do talo, essas sujeiras podem continuar presas ali. Mas agora que você já sabe como lavar a acelga (repolho chinês) da forma certa, sua salada nunca mais vai ficar suja!

Veja mais:

Como fazer acelga: veja benefícios e receitas com a poderosa hortaliça
10 receitas com acelga: confira deliciosas opções

Temas relacionados