• Entrar
  • Cadastrar
Essa é a forma certa de preparar arroz integral e a maioria faz errado! Saiba o segredo para cozinhar em 10 minutos

Descubra o segredo por trás da receita perfeita do arroz integral e como cozinhar o grão em apenas 10 minutos sem usar panela de pressão.

Você nunca soube que essa era a forma certa de preparar arroz integral (Foto: Shutterstock)

Você também reclama toda vez que vai preparar o arroz integral e espera horas até que o grão fique cozido? Muita gente acaba recorrendo à agilidade da panela de pressão para acelerar o processo de cozimento do arroz, mas saiba que existe uma forma eficiente de preparar esse tipo de cereal.

O arroz integral é muito consumido entre as pessoas que optam por uma alimentação mais saudável e, diferentemente do arroz branco e parboilizado, essa opção é a mais rica em fibras e nutrientes.

E é sempre importante lembrar que o nosso organismo precisa de uma quantidade de fibras diária (de 20 a 25g) para o melhor funcionamento do intestino.

Porém, se você perde a paciência só de pensar no tempo que vai levar cozinhando o arroz, veja essas dicas da cozinheira Michelle Gherardi (@michellegherardi) que faz sucesso na internet à frente do perfil Marmite-se.

Diferença no preparo do arroz branco para o arroz integral

O arroz branco e soltinho costuma ser a paixão dos brasileiros. Até mesmo quem faz dietas de emagrecimento encontra formas de comer o arroz branco sem atrapalhar a perda de peso. Mas a versão integral é mais saudável e não é uma novidade para ninguém.

O curioso é que as pessoas costumam preparar o arroz integral da mesma forma que o branco. E aí é que está o erro. De acordo com Michelle Gherardi o arroz integral precisa ser deixado de molho por pelo menos 4 horas antes de ser preparado.

"Isso porque ele possui fitatos, que são antinutrientes (também presentes no feijão) que precisam ser removidos. Além do que, o fato de deixar de molho ajuda a amolecer os grãos e agiliza o processo de cozimento", explica. Como o arroz branco é polido, ele não possui os chamados fitatos, e por isso não precisa ficar de molho.

Como refogar arroz integral? O processo não é igual ao do arroz branco

Outra diferença é na hora da refogar o arroz, e nesta etapa é onde muita gente costuma cometer deslizes. O arroz branco pode ser refogado junto com a cebola e o alho. Já o integral? Jamais!

"Quando você faz isso, você sela aquela casquinha que envolve o grão e com isso demora muito mais tempo pra cozinhar", avisa a especialista.

Ela ensina que a forma correta é colocar a água na panela após refogar os temperos e só depois colocar o arroz integral. "Deixando de molho e não refogando, ele fica pronto em 10 minutos", finaliza.

Veja mais!

Alimentos que aumentam a saciedade: veja o que comer para evitar a fome fora de hora.

Congelar arroz é fácil, mas tem um jeito certo de fazer. Vem aprender com o TudoGostoso!

Temas relacionados