Como você lava as frutas depois que chega em casa? Por mais que elas pareçam estar limpas e embaladas, higienizar as frutas antes de comer ou usar em receitas é fundamental para evitar problemas de saúde. Alimentos como vegetais e frutas podem carregar bactérias e outros micro-organismos que fazem mal para nós, levando a febre, diarreia, hepatite A e mais.
E não basta só passar uma água, a limpeza adequada é essencial para se livrar desses problemas, não importa se estamos falando sobre lavar repolho para uma salada, limpar cenoura para um clássico bolo de cenoura ou de frutas que estão em tantas receitas de sobremesa e são deliciosas até puras. Confira no TudoGostoso os principais erros que as pessoas cometem na higienização de alimentos e como lavar frutas do jeito certo.
Quais os erros mais comuns ao lavar frutas?
Muita gente acha que está fazendo o certo ao lavar frutas, mas acaba cometendo erros e pode estar comendo alimentos contaminados sem saber. Aquele mal estar que acontece de vez em quando algumas horas depois de comer pode estar vindo da fruta de sobremesa e não daquele almoço pesado. O número de pessoas que lava frutas errado é alarmante. Uma pesquisa da USP chegou a revelar que apenas uma pessoa em cada quatro usa o método certo.
O principal erro que cometem é lavar frutas apenas com água corrente. Na pesquisa, 35% das pessoas apontaram que era o que faziam. Passar água nas frutas pode tirar algumas impurezas superficiais, mas não desinfeta. Outros 22% das pessoas afirmou que usa água corrente e detergente. Lavar fruta com sabão, detergente ou similares pode fazer com que absorvam esses produtos químicos e ainda não tem a mesma eficácia que muita gente pensa.
Até por causa dessa absorção, tem quem recomende apenas lavar frutas na hora de consumir ou usar em receitas para que a umidade não acelere o apodrecimento dela. Higienizar frutas com vinagre também não é indicado. O vinagre pode ser consumido então ele não fará mal para você, mas também não vai fazer nem cócegas nas bactérias, já que tem muito pouco ácido para esse tipo de higienização.
Como lavar frutas da forma certa?
O jeito certo de lavar frutas, não importa qual seja ou se tem casca grossa ou não, começa passando em água corrente. Sim, muita gente começa do jeito certo, mas acaba parando por aí. Lavar na água corrente ajuda a tirar as sujeiras mais óbvias, ainda mais se for um alimento orgânico que costuma vir com terra e outras sujeiras. Você pode passar uma escova com cerdas macias na fruta para ajudar nesta etapa. Se for uma fruta muito sensível, como uvas, escove com cuidado ou use um pano.
Frutas danificadas ou amarronzadas devem ser descartadas para que o que quer que tenha causado o problema não passe para os ingredientes saudáveis. O próximo passo é o mais importante: você deve deixar a fruta de molho em uma solução de água sanitária sem alvejante por pelo menos 10 minutos. A concentração é bem pequena, apenas 1 colher (sopa) de água sanitária por litro de água comum e pode ser substituída por algumas gotas da solução de hipoclorito própria para higienização dos alimentos.
Esse passo é ainda mais importante quando usamos as frutas cruas, já que cozinhar em temperatura alta mata as bactérias, por isso que não se lava frango. A água sanitária tem um poder bem forte e consegue fazer a higienização completa, mas a concentração é baixa o bastante para não afetar o gosto. Para remover os resquícios do produto, outra etapa essencial é enxaguar a fruta em água corrente depois de tirar do molho. Finalize secando delicadamente com um papel toalha e pode guardar em uma embalagem nova.
Veja mais:
Alimentos sujos nunca mais! Aprenda como higienizar frutas, legumes e verduras do jeito certo com essas dicas INFALÍVEIS
Aprenda como escolher frutas, verduras e legumes com as dicas do TudoGostoso
A maioria das pessoas lava a louça do jeito errado: veja a forma correta!