• Entrar
  • Cadastrar
Nem alvejante, nem sabão: essa é a maneira mais segura de lavar frutas e legumes para não sofrer com infecção alimentar

Poucos sabem, mas a maioria das infecções alimentares acontece em casa, por conta de erros na hora de lavar os alimentos, especialmente frutas e legumes.

Aprenda a forma correta de lavar frutas e verduras (Foto: Shutterstock)

Qual a melhor forma de higienizar frutas e verduras? Mesmo quem toma o cuidado de lavar os alimentos frescos, pode facilmente cometer erros, pois há uma série de conselhos nada efetivos que são perpetuados ao longo dos anos: quem nunca ouviu que vinagre é uma ótima solução? Ou mesmo que o alvejante e sabão são capazes de fazer essa limpeza?

A limpeza inadequada é uma das principais razões de intoxicação alimentar, doença que, em sua grande maioria dos casos, acaba sendo contraída dentro de casa. Por isso, o TudoGostoso te conta qual é a maneira mais segura de lavar frutas, verduras e legumes. Vem saber!

Quais são os erros mais comuns na hora de limpar os alimentos?

O primeiro erro é não realizar limpeza alguma, acreditando que a fruta, ou hortaliça e legume já vem limpo. É fato que as produtoras têm um compromisso mínimo de higiene, mas isso não quer dizer que eles chegaram prontos para ser consumidos na sua casa.

No mercado, quantas pessoas você vê usando luvas para tocar e pegar os alimentos? Cada mão - inclusive a sua - é contaminada com diferentes agentes patogênicos que acabam entrando em contato com o alimento.

Deixar os alimentos submersos somente na água quando você chega em casa também não resolve o problema. A água parada pode permitir que bactérias, vírus e produtos tóxicos permaneçam à tona: em estudo recente realizado pela Universidade de São Paulo (USP) constatou que frutas e legumes retinham pelo menos 10% de pesticidas na água de molho.

É seguro lavar frutas com água sanitária?

Os alimentos também não devem ser limpos com somente com água e sabão, muito menos com detergente ou alvejante. Como muitos deles tem a casca porosa, absorvem alguns dos produtos químicos. A melhor solução de limpeza, de acordo com as indicações do Ministério da Saúde é água sanitária, sem alvejante e sem perfume: para cada litro de água, você precisa diluir duas colheres de sopa do produto.

Frutas, verduras e legumes devem ser inicialmente lavados em água corrente. Se forem folhas, elas devem ser lavadas uma a uma. Outra orientação importante do órgão é prestar atenção na formulação da água sanitária: caso ela seja com 2,5% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 2,5%, basta diluir 1 colher de sopa para cada litro de água.

O tempo desse demolho é de até 15 minutos para frutas e legumes e 10 minutos para hortaliças. Em seguida, tudo deve ser passado em água corrente para retirar a água sanitária por completo. Se você secar todos eles após a lavagem, será ainda melhor: use uma toalha limpa ou papel absorvente.

Quais são outros cuidados importantes na hora de lavar frutas e legumes?

Além de tudo que já contamos, outras dicas são importantes para que você consuma frutas, legumes e hortaliças sem risco à sua saúde. Ainda no mercado, fique atento à escolha de cada um deles. Certifique-se de que ele não esteja machucado ou que a fruta tenha um corte na casca: isso pode acabar sendo a porta de entrada dos agentes patogênicos para o interior deles.

Também é importante lavar bem as mãos antes de iniciar qualquer preparação. Lembre-se de que os micróbios e germes têm a mesma probabilidade de estar em suas mãos, que passaram por muitas superfícies, do que nos alimentos. Esfregue os alimentos duros, como maçãs, laranjas ou batatas, podem ser esfregados com uma escova. Isso é obrigatório, mesmo que você os descasque: sem a limpeza adequada, ao passar a faca sobre eles, você pode arrastar os micróbios da superfície e permitir que eles passem para a fruta.

Sabia de todos esses cuidados? No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre higienização correta de diferentes alimentos, além de deliciosas receitas.

Veja mais:

- Sua esponja de lavar louça pode colocar sua vida em risco! Veja os cuidados necessários ao utilizar o item de cozinha;

- Lavar ou não lavar o frango, eis a questão! Dr. Bactéria revela a verdade sobre esse hábito;

- A maioria faz errado: veja como lavar cogumelo da forma certa

Temas relacionados