• Entrar
  • Cadastrar
Por que não se pode lavar as frutas em temperatura ambiente? Orientação é polêmica

Especialista explica por que não se deve lavar as frutas ao chegar das compras e ensina a forma correta (a orientação é polêmica!).

Por que não se pode lavar as frutas em temperatura ambiente? Orientação é polêmica

Nunca se deve lavar as frutas em temperatura ambiente, afirma biomédico (Foto: Freepik)

Você sabia que nunca se deve lavar as frutas em temperatura ambiente? A sua reação de surpresa não deve ser a única. Com certeza a maioria faz errado. Afinal, ao chegar do mercado, é comum que se lave as frutas e legumes antes de colocá-los na geladeira.

Porém, esse hábito pode não ser a melhor forma de se livrar das substâncias tóxicas presentes nos produtos. O biomédico Roberto Figueiredo explica o motivo e ensina um passo a passo polêmico das etapas para a higienização correta.

Por que não pode lavar as frutas em temperatura ambiente?

Nunca lave uma fruta quando ela tiver em temperatura ambiente. Essa é a orientação do especialista. Ele explica que, assim como uma rosa num copo sem água murcha, ao colocá-la na água a rosa volta ao normal. "Essa é uma característica que as frutas têm, de chupar a água se tiver na mesma temperatura", explica o biomédico.

Desta forma, se a casca estiver contaminada com bactéria ou agrotóxico, por exemplo, a fruta vai absorver todas essas substâncias que causam risco para a saúde.

E como evitar que isso aconteça? O especialista ensina o passo a passo certo.

  • Ao chegar do mercado, transfira as frutas de saquinhos;
  • Coloque na geladeira, por pelo menos duas horas;
  • Mantenha o saquinho aberto dentro da geladeira neste período por que ela está "viva".

"Se você pegar uma cenoura e colocar na água, ela forma uma raiz. Porque está viva", esclarece ele. Esse é mais um motivo para não usar detergente para higienizar as frutas e legumes: "O detergente é absorvido."

Mantenha o hábito de limpar a geladeira com regularidade

A polêmica fica por conta do armazenamento das frutas expostas dentro da geladeira sem higienização. Essa prática não vai contaminar os outros alimentos?

Como a baixa temperatura dentro da geladeira reduz a velocidade com que as bactérias se multiplicam (mas não as eliminam), o período já é o suficiente. Já após a higienização correta, os riscos são menores.

A limpeza da geladeira com regularidade é necessária para eliminar as bactérias que podem resistir. e evitar a contaminação dos alimentos.

Veja mais!

A maioria faz errado: veja como lavar repolho da forma certa.

Como desinfetar a geladeira com 3 receitas caseiras.

Temas relacionados