Nós sempre devemos lavar as verduras, frutas e legumes depois que a gente chega da feira com eles. Esse processo é essencial para diminuir os riscos de contaminação e evitar doenças. No entanto, muita gente ainda não sabe a forma correta de higienizar os alimentos, acreditando que basta lavar em água corrente.
Porém, esse método não é só ineficaz para diminuir a contaminação de microorganismos, como também para remover excesso de pesticidas. Um novo estudo divulgado no Nano Letters da American Chemical Society mostra que lavar as frutas não é eficaz para eliminar o excesso de pesticidas dos alimentos.
A pesquisa foi realizada utilizando tecnologias avançadas de detecção química, que incluem o uso de raio laser e filme SERS. Através dela, os pesquisadores obtiveram resultados um tanto quanto alarmantes sobre as substâncias presentes na casca de diversos alimentos, sendo necessária a remoção dela para remover o excesso de pesticida dos vegetais.
Estudo mostra que apenas lavar frutas não é suficiente para remover agrotóxicos
Durante o plantio, diversos produtores utilizam agrotóxicos e pesticidas nos alimentos de origem vegetal para impedir doenças e pragas. No entanto, eles apresentam um verdadeiro problema para a saúde dos seres humanos.
De acordo com os cientistas, é necessário remover a casca de frutas como as maçãs para diminuir drasticamente a quantidade de pesticidas presentes na fruta, e, mesmo assim, não é possível remover 100%. A pesquisa revelou que esses produtos químicos ultrapassam a casca, chegando até a primeira camada da polpa.
Em entrevista para o portal Metrópoles, a nutricionista Thaiz Brito explicou que não existe nenhum método que remova completamente os pesticidas dos alimentos, mesmo após a lavagem aconselhada pelo Ministério da Saúde, que deve ser feita com água e água sanitária. Essa lavagem serve para remover os microrganismos que podem causar doenças, como a temida salmonella.
Thaiz ainda ressalta que descascar a maçã diminui as propriedades nutricionais da fruta, como é o caso da absorção de fibras. Sendo assim, por enquanto, deve-se pesar qual dos males o menor: perder nutrientes para eliminar um pouco dos pesticidas ou manter a casca e os nutrientes, aumentando o consumo de agrotóxicos.
De qualquer maneira, é essencial realizar a higienização dos vegetais em uma solução de água com água sanitária, e não usar somente a água corrente, qualquer que seja a sua escolha: retirar as cascas ou não.
Veja mais:
Pode lavar frutas na lava-louças? Veja o que dizem os especialistas sobre o uso da máquina para higienizar alimentos