• Entrar
  • Cadastrar
Dificuldade para dormir? A insônia pode ser causada por esse grupo de alimentos, segundo novo estudo

Nova pesquisa sugere associação entre consumo de comidas ultraprocessadas e insônia crônica

Esse grupo de alimentos pode aumentar a sua insônia, segundo novo estudo (Créditos: Canva) 

Só quem sofre com insônia sabe a dificuldade de manter uma rotina saudável quando está sempre cansado. Por ser bastante comum, ela tem sido alvo de estudos por muitos anos, e agora uma nova pesquisa mostra que comer comida processada à noite pode causar insônia crônica.

Novo estudo mostra a relação entre comida processada e insônia

A insônia é um tipo de distúrbio caracterizado pela dificuldade de dormir ou até mesmo se manter dormindo. Ou seja, ela pode agir tanto antes, quanto durante ou depois do sono. Ela é bastante comum e só quem sofre com ela sabe como é difícil, já que ela atrapalha toda a rotina, aumentando a fadiga, piorando o humor e dificultando a concentração.

Existem diversos fatores que impactam na insônia e a alimentação pode ser um deles. Um novo estudo feito pela Universidade Sorbonne Paris Nord, da França, coletou e analisou dados de 38 mil pessoas com a intenção de obter informações para um estudo mais amplo sobre as variáveis do sono.

Segundo os pesquisadores, é possível associar o consumo de comida processada com o aumento de insônia, com um número bem expressivo. Além disso, eles também levaram em consideração questões sociodemográficas, qualidade de vida, estilo de vida e saúde mental de todos os participantes da pesquisa.

Diante disso, o resultado mostrou que homens comem mais comida processada e também têm mais insônia. De todos os participantes, cerca de 16% consomem comida ultraprocessada diariamente. Desse número, 20% contaram sofrer de sintomas de insônia crônica. Esse grupo também apresentava mais chances de se tornarem obesos, fumantes e desenvolverem problemas de saúde mental.

Apesar de todos esses dados, o estudo é incapaz de apontar causalidade entre as situações, mas deixa o alerta para pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto. Afinal, cada vez mais estamos descobrindo os malefícios do consumo exagerado de comida ultraprocessada.

Como melhorar a insônia: dicas práticas para uma saúde do sono melhor

Mudanças nos hábitos de vida como ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas são essenciais para ter uma noite de sono melhor. Especialistas também indicam parar de mexer no celular ou usar telas pelo menos 1h antes de dormir.

Em todo caso, sempre procure ajuda profissional, ela será personalizada para atender as suas necessidades.

Veja mais:

Esse chá com duas flores é a melhor arma natural contra insônia. Partiu dormir bem?


Temas relacionados