
Aprenda a receita para preparar o seu Moon Milk em casa e beba antes de dormir (Foto: Shutterstock; detalhe: Canva)
Muita gente busca uma receita de Leite da Lua com o desejo de melhorar a qualidade do sono. Essa bebida à base de leite - bastante conhecida na versão em inglês como Moon Milk - deve ser ingerida, idealmente, todos os dias antes de dormir.
Os ingredientes "milagrosos" presentes no preparo contam com uma mistura de especiarias e adaptógenos que ajudam a proporcionar uma noite de sono tranquila, como é o caso da Ashwagandha.
Os adaptógenos são ervas e plantas que ajudam o corpo humano a lidar com estresses físicos e mentais. Essa bebida relaxante é derivada da medicina ayurvédica, um dos mais antigos sistemas de cura holística do mundo.
Quais são os benefícios do leite da lua?
O moon milk obtém vários de seus benefícios a partir do seu principal ingrediente: a ashwagandha. Essa erva nativa da Índia, do Oriente Médio e da África tem efeitos anti-inflamatórios, antiestresse e antioxidantes.
Quando consumida como suplemento ou como moon milk, ela ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, pois a planta cria uma resistência ao estresse, além de melhorar a qualidade do sono.
As folhas da planta contêm o composto trietilenoglicol, que promove a indução do sono e também pode ajudar a tratar a insônia.
Aprenda a fazer a receita de Moon Milk
Agora que você conhece os efeitos e propriedades dessa planta, que também é encontrada em suplementos, saiba como fazer a versão da bebida Leite da Lua com a ashwagandha em pó.
Ingredientes:
- Uma xícara de leite de sua preferência
- 1/2 colher de chá de ashwagandha em pó moída
- 1/2 colher de chá de canela em pó
- 1/4 colher de chá de gengibre em pó
- Uma pitada de noz-moscada moída
- 1 colher de chá de óleo de coco
- 1 colher de chá de mel
Modo de preparo:
Leve o leite ao fogo baixo, mas sem deixar levantar fervura. Quando o leite estiver quente, acrescente a ashwagandha, a canela, o gengibre e a noz-moscada.
Cozinhe suavemente em fogo brando por cinco minutos. Acrescente o óleo de coco e despeje o leite da lua em uma xícara. Adoce com mel, se desejar.
Qual a dosagem recomendada para melhorar o sono
Estudos observam que a dosagem recomendada de ashwagandha para melhorar o sono é tipicamente de 250 mg a 600 mg por dia. Algumas pessoas podem sentir os efeitos completos com uma dose menor, enquanto outras podem precisar de uma dose maior.
Conheça alguns efeitos colaterais da ashwagandha
Embora a ashwagandha seja conhecida pelos seus benefícios, o site Healthline, especializado em saúde, aponta alguns possíveis efeitos colaterais, como fezes amolecidas, náusea, dor de estômago e sonolência.
Como a pesquisa só explorou os efeitos colaterais da ashwagandha quando tomada por um curto período, ainda são necessárias mais estudos para determinar os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso prolongado.
O National Center for Complementary and Integrative Health (Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa) menciona que o seu consumo é provavelmente seguro para a maioria das pessoas, mas o ideal é tomar por um curto períodode até três meses.
Em alguns casos, entretanto, é indicado evitar a ashwagandha, como é o caso das pessoas que estiverem tomando medicamentos para a tireoide, pressão arterial ou açúcar no sangue; grávidas ou lactantes e pessoas com algum distúrbio autoimune.
Veja mais!
Veja por que você deve dormir com um frasco de alecrim perto da cama todas as noites
Benefícios do mingau de aveia à noite: o que acontece com o seu sono se comer o prato à noite