• Entrar
  • Cadastrar
Café pode causar fadiga: saiba como evitar efeito da cafeína no corpo

O consumo de cafeína pode causar fadiga em diversas pessoas! Venha descobrir os motivos!

Veja como o café impactar na fadiga! (Créditos: Shutterstock)

O café é uma bebida queridinha entre os brasileiros! Entre os seus compostos, apresenta a cafeína, conhecida por manter as pessoas acordadas, sendo uma fonte de energia e que tem efeito direto no sistema nervoso. O que muitos não imaginam é que quando ela é consumida de forma excessiva, pode causar fadiga em algumas pessoas. Venha descobrir o que acontece com o seu corpo no TudoGostoso!

Por que o café causa fadiga?

Consumir grandes quantidades de cafeína de uma vez só pode levar a uma sobrecarga do sistema nervoso central, resultando em uma queda de energia e fadiga após o efeito estimulante inicial passar. O café pode aumentar temporariamente os níveis de açúcar no sangue em algumas pessoas, mas conforme o tempo passa, ocorre uma queda após esse pico de estímulo, o que pode causar o cansaço. Além disso, consumir café próximo à hora de dormir ou de maneira exagerada ao longo do dia pode interferir no sono, resultando em uma qualidade de sono reduzida e fadiga durante o dia seguinte.

O que fazer para diminuir o consumo de cafeína?

A melhor maneira para evitar os efeitos da cafeína é limitar a quantidade que você consome, mas atenção: esse processo deve ser feito de maneira gradual. Cortar a cafeína de uma vez pode provocar alterações no humor e até mesmo mais fadiga. Reduza o número de xícaras de café ou diminua aos poucos as bebidas que possuem a cafeína em sua composição, como o café, o chá, o refrigerante e entre outras. Outra opção é consumir as versões descafeinadas dessas bebidas.

Como evitar a fadiga

A maioria dos adultos precisa de cerca de 8 horas de sono para se sentir descansado e alerta durante o dia, então certifique-se de dormir bem todas as noites. Tente ir para a cama e acordar aproximadamente no mesmo horário todos os dias, inclusive nos finais de semana. Isso pode ajudar a regular o seu relógio biológico e melhorar a qualidade do seu descanso.


Mas uma boa noite de sono não é tudo! Beba água regularmente ao longo do dia para evitar a desidratação, o que pode levar à fadiga. Faça refeições equilibradas e nutritivas ao longo do dia para fornecer ao seu corpo a energia de que precisa. Evite pular refeições, pois isso pode levar a picos e quedas de energia. O exercício regular pode ajudar a aumentar seus níveis de energia, melhorar a qualidade do sono e reduzir a fadiga. Se a fadiga persistir, procure a orientação de um profissional de saúde para tratar o problema.



Veja mais

Revelamos os 5 alimentos mais saudáveis para comer no café da manhã, segundo nutricionista
Whey pronto, leite de amêndoas e leite de aveia: chef compara produtos semelhantes e mostra quais são os melhores para comprar
É isso que acontece se você cozinhar demais o brócolis

Temas relacionados