• Entrar
  • Cadastrar
Sua dor de cabeça pode ser causada pela cafeína! Saiba como encontrar alívio em 3 passos

Interromper o consumo de café repentinamente pode piorar as suas crises de dor de cabeça, por isso essas dicas serão úteis para você!

Sua dor de cabeça pode ser causada pela cafeína (Foto: Shutterstock)

Você sabia que uma das causas da sua dor de cabeça pode ser a cafeína? Se você costuma consumir café de forma exagerada ao longo do dia, é importante iniciar algumas mudanças de hábitos. Mas não quer dizer que abandonar a bebida de vez seja a melhor opção.

Se a dor for causada pela cafeína, a interrupção pode desencadear incômodos latejantes. Mas alguns passos serão essenciais para que você possa encontrar o alívio sem mistérios.

Como a cafeína afeta o seu bem-estar?

Apesar de ser um hábito muito comum, o consumo regular da cafeína através do café - alvo de muitos mitos - é feito por vários motivos, e o efeito estimulante é mais conhecido, já que tem a capacidade de manter uma pessoa acordada e alerta de forma eficaz.

"A cafeína aumenta a atividade do sistema nervoso central", explica a médica Laura Purdy, especialista em medicina familiar, ao site Real Simple. "Também pode melhorar seu humor, proporcionar clareza e fazer você se sentir mais produtivo.”

Ou seja, a cafeína pode ser realmente benéfica e aumentar o estado de alerta, o humor e a cognição, mas quando consumida em doses baixas a moderadas (de 30 a 400 miligramas por dia, não mais do que cerca de três xícaras de café por dia).

O que causa dor de cabeça com cafeína?

A dor de cabeça causada pela cafeína pode desencadear uma dor latejante que pode ser resultado da abstinência da cafeína. Um consumidor regular e diário de cafeína pode experimentar essa abstinência após interromper a ingestão de cafeína.

As dores de cabeça estão entre os sintomas mais comuns da abstinência de cafeína, assim como o cansaço, fadiga, diminuição do estado de alerta, diminuição da energia e dificuldade de concentração.

"Seu corpo está literalmente passando por sintomas como se você estivesse abandonando qualquer outra substância. Como afeta o sistema nervoso central, você ficará trêmulo, irritado e com dor de cabeça", explica a nutricionista Beth Czerwony.

Dor de cabeça por abstinência de cafeína varia a cada pessoa

A gravidade, o início e a duração desses sintomas variam, dependendo da sensibilidade e tolerância de cada pessoa à cafeína. "Os sintomas podem aparecer instantaneamente quando a cafeína diária no organismo é perdida ou ao longo de alguns dias, quando a cafeína sai completamente do corpo”, explica Purdy.

Segundo o especialista, é muito comum as dores de cabeça causadas pela cafeína e outros sintomas começarem após 12 e 24 horas da última porção de cafeína. O pico da abstinência é alcançado após 20 a 51 horas e podem durar até nove dias, segundo informações do National Institutes of Health's (NIH).

"Interromper o consumo de uma só vez não é recomendado, pois seu corpo reagirá se você costuma ingerir uma dose diária elevada. Isso torna mais provável ter uma dor de cabeça causada pela cafeína", acrescenta Purdy.

Como se livrar da dor de cabeça causada por cafeína

Algumas dicas são valiosas para quem deseja amenizar as dores de cabeça que podem ser causadas pelo café, mas que não querem sofrer as consequências de interromper o consumo de forma abrupta, como mencionado anteriormente. Confira!

Consuma um pouco de cafeína:

O caminho mais eficaz e ágil de se livrar da dor de cabeça causada pela cafeína é oferecer ao corpo o que ele deseja: cafeína. Muitos especialistas até recomendam consumir cafeína nesses casos, já que o estimulante parece ajudar a dilatar os vasos sanguíneos no cérebro.

Mas a melhor opção para diminuir a ingestão é buscar algum alimento que contenha menos cafeína, como chá preto, chá verde ou até mesmo um chocolate amargo. O importante é ir tentando reduzir a dependência.

Não esqueça de se manter bem hidratado:

A água potável é importante para praticamente qualquer problema relacionado à saúde ou ao bem-estar, por isso surpreende destacar que ela é uma forma infalível de amenizar uma dor de cabeça causada pela cafeína. A água ajuda a prevenir ou eliminar a dor de cabeça causada pela desidratação.

Beba uma xícara de descafeinado:

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sydney descobriu que os sintomas de abstinência de cafeína dos voluntários melhoraram após beber café descafeinado. Um total de 61 consumidores mais ativos (que bebem três ou mais xícaras por dia) passaram 24 horas sem café.

Seus sintomas de abstinência foram avaliados e eles foram divididos em três grupos:

  • Um grupo recebeu água para beber
  • Um grupo recebeu café descafeinado
  • Outro grupo recebeu café descafeinado mas foi informado de que era café normal.


Os sintomas de abstinência de cafeína foram avaliados 45 minutos depois. "O grupo para quem mentimos relatou uma grande queda na abstinência de cafeína, embora não haja nenhuma razão farmacológica para que isso aconteça", explicou o pesquisador Llew Mills, principal autor do estudo.

"Como eles esperavam que sua retirada diminuísse, ela caiu. Em outras palavras, um efeito placebo." As conclusões do estudo indicam que o grupo que sabia que estava recebendo descafeinado também relatou redução nos sintomas de abstinência, como dores de cabeça, enquanto o grupo que recebeu apenas água não sentiu qualquer melhoria.

Segundo os estudiosos, como as pessoas tendem a associar o sabor e o cheiro do café à melhoria dos sintomas de abstinência, o café descafeinado pode alcançar o mesmo resultado sem a cafeína. Só é válido considerar que esse estudo é relativamente pequeno e não conclusivo.

Veja mais!

Posso tomar café de barriga vazia? Entenda impacto da bebida no organismo de jejum.

O consumo exagerado de café pode afetar a saúde dos ossos e dos músculos. Saiba qual é o limite diário.

Temas relacionados