Você bebe café com moderação ou tem o hábito de exagerar na quantidade ao longo do dia? Se a segunda opção é a que melhor se encaixa na sua rotina, então é melhor redobrar a atenção no consumo. Isso porque o café oferece inúmeros benefícios para a saúde, como já foi comprovado em estudos variados, mas alguns cuidados são necessários.
Ultrapassar os limites recomendados de café ao longo do dia pode ser prejudicial ou acabar atrapalhando as pessoas que recorrem à bebida para melhorar a concentração.
Isso acontece porque o excesso de cafeína no organismo pode causar os efeitos opostos aos desejados e já comprovados em estudos. Saiba mais detalhes!
Como o café pode afetar o sono
De acordo com o biomédico Lucas Zanandrez, apresentador do canal Alô, Ciência!, embora a cafeína possa ajudar a melhorar a concentração, ela não vai compensar totalmente a dificuldade de foco e cansaço de quem costuma dormir mal por muito tempo. Ele reforça que estudos já mostraram que a falta de sono é cumulativa.
Isso quer dizer que ficar 10 dias seguidos dormindo cerca de 6 horas por noite pode gerar prejuízos semelhantes a ficar uma noite inteira em claro. Nesses casos, os efeitos da cafeína são limitados.
"Tem estudo mostrando que depois de 4 dias dormindo menos de 7 horas por noite, a cafeína já não consegue ter o mesmo efeito em te manter alerta."
Cafeína não faz milagre!
A cafeína deve ser usada como um aliado no dia a dia, mas não como um remédio ou substituto do sono. Ela não faz milagre, por isso não é uma boa solução recorrer à substância para compensar várias noites mal dormidas. Aumentar a quantidade de cafeína para tentar ter o mesmo efeito pode gerar um resultado perigoso.
Conforme explica o especialista, em adultos saudáveis, com exceção de gestante, é seguro consumir até 400mg de cafeína ao longo do dia. E isso não significa apenas o café, mas todas as fontes de cafeína ingeridas ao longo do dia: desde a cafeína presente na alimentação, em suplementos e até medicamentos (muitos podem conter cafeína).
O que acontece se ultrapassar a quantidade de cafeína recomendada?
Consumir mais de 400mg de cafeína por dia pode gerar algumas reações como insônia, aceleração dos batimentos cardíacos, ansiedade e dor de cabeça. E um dos problemas comuns é que o excesso de cafeína no organismo pode até causar o oposto ao efeito desejado: reduzir o alerta, deixando você mais propenso a cometer erros.
Cerca de 3 horas depois de consumir a cafeína, você vai começar a se sentir cansado de novo. Porém, demora muito para a cafeína ser completamente eliminada do corpo e isso significa que pode levar até 5 horas para eliminar metade da cafeína que consumiu.
Por isso, não é recomendado tomar café ou suplemento com cafeína por pelo menos 6 horas antes de dormir para não afetar o sono.
Até que horas pode ingerir café para não atrapalha o sono?
De forma prática, se você dorme às 22h, o limite recomendado para ingerir cafeína é até as 4h da tarde. Mas em casos de pessoas mais sensíveis à cafeína, e isso é uma característica genética, segundo indica o biomédico, ou em pessoas que têm dificuldade de dormir, uma boa ideia é parar o café até antes desse horário.
A cafeína pode ser uma aliada para melhorar a sua concentração em momentos pontuais, a ação dela no organismo é rápida. Mas a cafeína não deve ser vista como uma solução isolada. O ideal é buscar ter uma boa noite de sono, praticar exercícios, beber água o suficiente e manter uma alimentação balanceada. Esse conjunto de fatores contribui para uma rotina mais concentrada e saudável.
Veja mais!
Café velho não dá! Truque simples deixa a bebida quente na garrafa térmica o dia todo.
Por que você tem que deixar a tampa aberta ao fazer café na cafeteira italiana: o truque dos baristas.