Qual desses erros clássicos você já cometeu preparando uma boa macarronada?
Todo mundo concorda que preparar uma macarronada não é lá uma tarefa tão difícil, certo? Todo mundo, mas como sua mãe já dizia, "você não é todo mundo" e sempre acaba fazendo aquele macarrão "unidos venceremos" ou aquela clássica "gororoba" com molho que também é uma opção certa no seu menu.
Se nem o famoso macarrão instantâneo passa batido da sua falta de habilidade, está na hora de rever o passo a passo do macarrão clássico para não cometer erros comuns que podem acabar botando tudo a perder!
Nós do TudoGostoso separamos os 5 principais erros que todo mundo comete na hora de preparar macarrão!
1 - Colocar água demais
Sim, esse pode ser o principal motivo do seu macarrão ficar sempre com aquele aspecto meio "empapado". Se colocarmos mais água do que o macarrão necessita para cozinhar, a água pode transbordar da panela durante o processo e melecar seu fogão todinho! Isso por que durante o processo de cozimento, o macarrão praticamente dobra seu tamanho original. É preciso colocar a quantidade correta de água, já que se colocarmos água de menos, pode não ser o suficiente para deixar a massa bem cozida. O ideal é 1 litro de água para cara 100 g de massa.
2 - Óleo na hora do preparo? Não, não e não!
Essa é mais uma daquelas lendas da culinária, que vão passando de geração em geração até que chegou em você. E você não perde tempo! Coloca bastante óleo para garantir que o macarrão não vai grudar de jeito nenhum e já faz quase um alho e óleo com a massa antes dela estar pronta. Na verdade, o segredo para que o macarrão não grude é o que citamos agora: colocar a quantidade correta de água. O óleo em exagero pode dificultar a aderência do molho na massa e deixá-la pesada.
3 - Água sem sal
Deu pra notar que a água é o fator determinante para que a sua massa saia perfeita, né? Pois é, e essa água toda precisa estar salgada! Adicione o sal assim que a água começar a ferver de acordo com o seu gosto, claro.
Adicione sal a gosto durante o preparo da massa. O indicado é de 1 e 1/2 colher (sopa) de sal para cada 1 kg de macarrão
4 - Misturar pouco os ingredientes
Antes de tudo: você já escolheu a panela em que irá cozinhar? Se você escolheu o espaguete, é preciso escolher também uma panela compatível! Uma panela muito pequena pode dificultar o processo de cozimento e, deixando a massa tão apertada em uma panelinha pode deixá-la grudada!
Escolheu sua panela? Agora, só coloque o macarrão nela quando a água estiver borbulhando! Assim que adicionar o macarrão, mexa por 3 minutos sem parar. Depois desse tempo, é legal mexer a massa de vez em quando durante o cozimento. Isso vai garantir que a massa fique bem soltinha depois de pronta!
5 - Deixar o molho por último
Se você tem o hábito de deixar o macarrão cozinhando enquanto começa a preparar o molho, é melhor rever isso! O molho precisa estar pronto antes do macarrão sempre, sem exceções! Isso por que depois que o macarrão estiver pronto, deixá-lo esperando que o molho fique pronto pode trazer resultados ruins... A massa vai ficar toda grudada e fria... Não é legal!
6 - Lavar o macarrão
Você com certeza já ouviu falar nesse processo: escorrer e rapidamente lavar a massa com água direto da torneira. Errado! Esse passo só deve ser feito se o seu macarrão foi preparado para uma salada, por exemplo. Assim que escorrer o macarrão, adicione o molho e misture tudo muito bem.