Muitos estudos têm explorado a relação entre o consumo de café e a perda de peso. Uma das teorias sugere que o café pode contribuir para a redução de peso através do efeito termogênico no organismo. Será que a bebida realmente pode ajudar na perda de peso?
Outro tema recorrente está relacionado aos impactos da cafeina no sono e na qualidade de sono. O que é de fato verdade sobre esses efeitos? Qual é o horário limite para beber café e evitar insônia?
Diante de tantas dúvidas recorrentes, a nutricionista Luciene de Oliveira, diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, esclarece qual é a influência do café no emagrecimento e no sono. Confira!
Beber café regularmente emagrece?
O processo de aumento da termogênese, caracterizado pela produção de calor corporal que eleva o gasto energético, pode ser impulsionado principalmente pela cafeína presente no café. No entanto, muitas pesquisas indicam que esse efeito do café é mais proeminente em indivíduos não obesos.
Mas é sempre importante considerar que outros fatores também desempenham um papel significativo na gestão do peso e os resultados variam entre diferentes indivíduos.
Embora o café possa oferecer benefícios metabólicos interessantes, seu papel como auxiliar na perda de peso pode ser mais eficaz em combinação com hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis.
Insônia? Saiba qual é o momento certo para dispensar o café
Não é mito, a cafeína presente no café realmente prejudica uma boa noite de sono. Por possuir efeito estimulante no cérebro, a cafeína bloqueia receptores de substâncias responsáveis pelo sono.
"Isso mantém o estado de alerta, mesmo que você esteja cansado, motivo pelo qual muitas pessoas tomam café para despertar", afirma a especialista.
Quando consumido próximo ao horário de dormir, o café pode atrapalhar o sono. Esse efeito depende da dose ingerida e da sensibilidade de cada pessoa à ação da cafeína.
O café realmente afeta a qualidade de sono?
Infelizmente é verdade, o café impacta na qualidade do sono devido ao teor de cafeína. Isso significa que o café pode ocasionar insônia se for ingerido em doses elevadas, em especial no período da noite. O ideal é trocar a bebida por um chá mais relaxante a partir da tarde.
Por que dispensar o café já na parte da tarde se só vou dormir à noite? Isso porque a cafeína age em média por 6 horas no organismo, por isso o recomendado é beber o último café por volta das 16h, para quem vai dormir às 22h.
"O consumo exagerado de café durante a noite costuma privar o sono do indivíduo, causando estresse e prejudicando a atenção, a concentração e a memória no dia seguinte", explica a nutricionista.
Tomar café à noite pode causar sonolência e indisposição diurna
Segundo a especialista, pessoas que recorrem a doses de café à noite para manter o estado de atenção, como estudantes e trabalhadores noturnos, frequentemente, associam a bebida a outros comportamentos que afetam negativamente o sono: "Como o uso de eletrônicos e computadores à noite."
Essa combinação impacta negativamente na qualidade do sono, resultando em sonolência e indisposição diurna, que se correlacionam inversamente com a qualidade de vida, ressalta.
Veja mais!
O que acontece com o corpo se beber café armazenado na garrafa térmica por mais de uma hora?
CAFÉ SUPERADITIVADO: essa é a receita caseira da bebida para ter energia, queimar gordura e emagrecer