• Entrar
  • Cadastrar
Afinal, chá é melhor do que café? Entenda se uma bebida é mais saudável do que a outra

Descubra qual dessas bebidas pode ser a melhor opção para a sua saúde e bem-estar com base em estudos.

Chá ou café? Esqueça o sabor e entenda qual das bebidas pode ser mais saudável (Foto: Shutterstock)

Chá ou café? Se o seu desejo é incluir na sua rotina a bebida que oferece mais benefícios à saúde e evitar a que possa trazer mais prejuízos, independentemente do sabor, essa é a oportunidade de descobrir os prós e contras de cada.

A partir de uma análise realizada pela BBC Future baseada em estudos científicos sobre os efeitos das duas bebidas sobre o corpo e a mente, você conhecerá as evidências sobre as vantagens de cada uma.

O que já se sabe é que chá e café podem ser alternativas tão saudáveis quanto a água, segundo Harvard. É interessante destacar que uma boa dose de cafeína pode ser o fator decisivo na escolha entre chá e café para muitas pessoas.

A cafeína funciona como estimulante para quem precisa de energia para as atividades físicas e para dar início à rotina matinal.

O café levaria a melhor na competição com o chá no quesito cafeína

Se o objetivo é utilizar os benefícios da cafeína, o café sairia na frente. Uma xícara de café preparada pelo método comum, de filtro, contém entre 80 a 115 miligramas de cafeína. Já na mesma quantidade de chá se encontra a metade da dose, com cerca de 40 miligramas.

Mas para quem prefere o chá, o chá-preto também pode ser uma opção em cafeína: um copo de 250 ml, por exemplo, tem uma média de 45 mg de cafeína.

Um estudo conduzido pela Unilever, na Grã-Bretanha, apontou que as duas bebidas deixam seus consumidores com o mesmo nível de alerta. Outro ponto demonstrado é que indicadores de concentração, como tempo de reação a um estímulo, não apresentaram grandes diferenças.

O mesmo estudo ainda mostrou que ao ingerir uma dose dupla de chá, ela foi ainda mais eficiente em estimular a mente do que o café.

Dosagem de cafeína não é tudo, apontam cientistas

A conclusão dos cientistas é que a dosagem de cafeína não é tudo e, contrariando o que muita gente pensa, o chá pode oferecer o mesmo nível de alerta que o café. Dessa forma, há um empate entre as duas bebidas.

Qualidade de sono: como o chá e o café podem impactar no sono

Uma noite bem dormida pode fazer a diferença para quem opta pelo chá ou café. Pesquisadores da Universidade de Surrey, na Grã-Bretanha, analisaram os voluntários que consomem a mesma quantidade de cada uma bebidas ao longo de um dia.

O resultado não surpreendeu: eles confirmaram que as pessoas que preferem o café têm mais dificuldades em adormecer à noite. E isso pode ocorrer pela maior concentração de cafeína, que permanece mais tempo no organismo.

Os participantes que consumiram chá demonstraram ter uma noite de sono mais longa e repousante. A conclusão é que o chá oferece muitos dos benefícios do café, mas sem atrapalhar a qualidade de sono.

Saúde dos dentes: as bebidas causam manchas?

Especialistas em odontologia da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, afirmaram através de um artigo que os pigmentos naturais do chá tendem a aderir mais ao esmalte dos dentes do que os do café.

E isso pode ser ainda mais notável entre as pesoas que usam enxaguante bucal contendo o antisséptico clorecidina, que é capaz de atrair e se juntar a essas partículas.

Desta forma, o café, conhecido por causar manchas amareladas nos dentes, parece ser menos prejudicial que o chá.

A bebida que apresenta um efeito calmante

Alguns estudos científicos, como o da Universidade College London, sugerem que o chá-preto pode ser um bom calmante. Segundo apontado no estudo, os consumidores desse chá costumam mostrar uma reação fisiológica mais tranquila diante de situações perturbadoras, em comparação aos que só ingerem chás de ervas.

As pessoas que bebem três xícaras de chá por dia apresentam menos risco de depressão. São 37% menos chances em comparação aos que não bebem nenhum tipo de chá.

Já as pessoas que optam pelo café relatam se sentir mais agitados. Alguns indícios apontam que o produto ajuda a proteger contra distúrbios mentais a longo prazo, como indicaram recentes estudos nos quais revelaram que uma xícara de café por dia diminui o risco de depressão em 8%.

Chá ou café: qual opção oferece mais benefícios à saúde

De acordo com alguns estudos epidemiológicos, tanto o café quanto o chá oferecem muitos benefícios à saúde. Ao incluir o hábito de consumir poucas doses de chá e/ou café por dia, é possível reduzir o risco de desenvolver diabetes, por exemplo. E até o café descafeinado pode oferecer os mesmos benefícios.

O chá e o café protegem moderadamente o coração, apesar de as evidências serem ligeiramente mais favoráveis ao café. E o chá tem a vantagem de proteger mais contra uma série de tipos de câncer por ser rico em antioxidantes.

Desta forma, as duas bebidas são consideravelmente muito saudáveis.

Veja mais!

O consumo exagerado de café pode afetar a saúde dos ossos e dos músculos. Saiba qual é o limite diário

O que é o chá Oolong? Veja benefícios e como consumir o chá azul

Temas relacionados