O chá preto é uma bebida conhecida pelo seu efeito estimulante. Com ação termogênica e rico em cafeína, ele é perfeito para quem quer começar o dia com mais energia. Inclusive, a bebida também é considerada uma excelente opção para o pré-treino, até mais do que o próprio café.
Outro benefício de tomar chá preto antes de treinar é a sua capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue. Manter a glicemia sob controle durante a prática de atividades físicas é essencial para prevenir a fadiga e melhorar o desempenho, principalmente no caso de exercícios de alta intensidade.
Saiba mais sobre as vantagens de consumir chá preto no pré-treino e como preparar a bebida.
Benefícios do chá preto: bebida favorece a queima de gordura e potencializa os resultados do treino
O chá preto é feito a partir das folhas secas de Camellia sinensis, uma planta com potencial antioxidante e com alto nível de teína e cafeína. As duas substâncias são conhecidas pelo efeito estimulante e termogênico, ou seja, aceleram a queima de gordura e a transforma em energia. O processo é bem parecido com o que acontece quando tomamos café, porém no caso do chá preto, a liberação de energia é mais contínua. Isso significa que a bebida nos mantém em alerta e dispostos por mais tempo, o que acaba sendo muito benéfico para quem pratica atividades físicas.
A cafeína e a teína ainda beneficiam a atividade cerebral e outras funções cognitivas. Para quem treina, essas propriedades favorecem o foco e a concentração durante as atividades. Já os flavonoides da planta têm ação anti-inflamatória que ajudam na recuperação muscular.
Consumir chá preto antes do treino também auxilia no controle da glicemia e ajuda a manter um estoque de energia maior. Devido ao seu baixo índice glicêmico, a bebida evita picos de insulina que levam a uma queda brusca de glicose no sangue, condição que pode causar exaustão, queda de pressão e até desmaios durante a prática dos exercícios.
Como preparar chá preto antes do treino
O preparo do chá preto é tão simples quanto qualquer outro chá. Em uma panela, adicione 200 ml de água e espere levantar fervura. Depois, desligue o fogo e acrescente um sachê ou uma colher de chá das folhas secas de chá preto. Deixe em infusão por, pelo menos, 5 minutos e, então, é só coar.
O chá preto pode ser consumido quente ou gelado. Fica ao seu critério. Para potencializar os efeitos da bebida, uma dica é acrescentar algumas gotas de limão e gengibre. Esses dois ingredientes funcionam como ativadores metabólicos e aumentam a ação antioxidante do chá.
Se você prefere chá mais doce, dê preferência a adoçantes naturais ao invés do açúcar refinado. Uma boa escolha é acrescentar canela ou mel.
Contraindicações do chá preto
Apesar dos inúmeros benefícios, o chá preto possui algumas contraindicações. Pessoas hipertensas, gestantes, crianças e quem tem sensibilidade à cafeína devem evitar a bebida. Além disso, não é recomendado tomar o chá no período noturno, pois ele pode prejudicar o sono, principalmente nos indivíduos com histórico de insônia.
O chá preto pode ser consumido diariamente, desde que se mantenha o limite de até 3 xícaras por dia. Depois de pronta, a bebida pode ser mantida na geladeira por até 24 horas.
Veja também:
Pré-treino: o que comer para melhorar o seu desempenho de acordo com o tipo de exercício
Benefícios do ovo cozido pela manhã: é isso que acontece com o seu corpo quando você come 1 por dia no café