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Chá para imunidade: veja 5 opções e atenção ao alerta da nutri sobre quantidade da erva
Veja quais são os chás que você pode prerarar em casa para fortalecer o sistema imunológico

Você sabia que cháspodem aumentar a imunidade? Além de contribuir para a hidratação, a bebida preparada com folhas, plantas e raízes é uma forma natural de auxiliar a defesa do organismo e prevenir doenças.

Com a ajuda da nutricionista Áurea Santa Izabel, selecionamos cinco opções de chás para fazer em casa e fortalecer o seu sistema imunológico. O importante é não exagerar na quantidade e aliar o consumo da bebida a uma rotina saudável.

“Algumas ervas têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e contribuem para a defesa do organismo como um todo, mas devemos tomar cuidado e não exagerar nas quantidades. Determinadas ervas possuem contraindicação e seu alto consumo pode causar efeitos colaterais. Procure a orientação de um profissional de saúde”, destaca a nutricionista.

Chás são bebidas feitas com plantas e raízes que podem aumentar a imunidade

Como fazer chá para imunidade?

Duas técnicas mais populares para preparar chá são por infusão ou decocção. Veja a seguir o passo a passo de cada uma:

Infusão

Para fazer infusão é necessário colocar a água quente em um recipiente com as folhas e ervas naturais ou na versão de saquinho. Depois cubra o líquido e deixe descansar por 3 a 5 minutos. Essa técnica é mais comum para preparar chás de flores e folhas. A medida mais comum é uma colher de chá de ervas para 200 ml de água.

Decocção

No processo de decocção, a planta é fervida com a água. Essa técnica é mais comum para chás com raízes, caules e cascas. Basta cortar os ingredientes em pedaços pequenos, transferir para uma panela, adicionar água e depois deixar ferver em fogo baixo. Após ferver, é só deixar a bebida esfriar um pouco, coar e servir.

Chás são bebidas fáceis de preparar e que podem fortalecer o sistema imunológico

Chá para aumentar a imunidade

Chá verde

O chá verde é feito a partir da planta Camellia sinensis, rica em antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. É um chá que também contém uma pequena quantidade de cafeína que estimula o metabolismo e ajuda a aumentar a disposição.

Chá de gengibre

O gengibre é popularmente conhecido como um ingrediente que ajuda a aliviar irritações na garganta, mas o chá também pode ser usado para aumentar a imunidade por conta das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da raiz, que atuam no combate de viroses e previnem gripes e resfriados. O gengibre também tem compostos bactericidas e antimicrobianos.

Chá de hibisco

O chá de hibiscopossui propriedades antioxidantes que reduzem o excesso de radicais livres no organismo, fortalecendo a imunidade. O hibisco ainda é rico em ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C.

Chá de alho

O chá de alho aumenta a imunidade porque é rico em antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias e ação antimicrobiana. O alho também tem ação descongestionante e expectorante que ajudam no tratamento de gripes e resfriados.

Chá de boldo

O chá de boldo é muito indicado para problemas de digestão, mas também é um aliado da imunidade. A bebida aumenta a resposta do sistema imunológico, dificultando que vírus, bactérias, fungos e protozoários prejudiquem a saúde do organismo.

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