Cada vez mais, estamos incluindo os chás na nossa alimentação. Seja pelo gosto saboroso, seja pelos benefícios que eles trazem. Hoje, o TudoGostoso irá falar de um chá que tem feito bastante sucesso para as pessoas que querem emagrecer: saiba tudo sobre o chá de hibisco!
Benefícios do chá de hibisco para a saúde
Perda de peso
O chá de hibisco contribui muito para o emagrecimento, já que uma de suas propriedades é a acelerar o metabolismo. Portanto, esse é um chá muito consumido por quem quer eliminar aqueles quilinhos a mais. Além disso, ele contribui para a queima de gordura corporal.
Antioxidantes
Os antioxidantes encontrados no chá de hibisco são muito importantes para o corpo humano e eles apresentam muitos benefícios. Dentre eles, podemos citar a redução dos níveis do colesterol ruim, o que ajuda a prevenir doenças do coração. Além disso, ele ajuda a combater os radicais livres. Os antioxidantes também são excelentes para manter a saúde da pele e evitar o envelhecimento precoce.
A produção de radicais livres está altamente relacionada à poluição, estresse, consumo de álcool e tabaco. Por isso, é muito importante acrescentar alimentos ricos em antioxidantes no seu dia a dia.
Vitamina C
Outro benefício do chá de hibisco é ser rico em vitamina C. Ela é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, prevenindo as gripes e os resfriados. Entre outros benefícios dessa vitamina, podemos citar a prevenção de doenças oculares como a catarata. Não deixe de conferir outros alimentos ricos em vitamina C!
Antidepressivo
Por conter uma boa variedade de vitaminas e mineiras, o consumo do chá de hibisco pode ajudar a relaxar. Ele é bom para quem sofre de depressão e ansiedade. Confira outros alimentos que ajudam a relaxar a mente.
Alívio da TPM
Um grande benefício do chá de hibisco é colaborar para o equilíbrio hormonal, aliviando os sintomas da menstruação como as cólicas, dores de cabeça, alterações de humor, entre outras. Não deixe de dar uma olhada nos alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM.
Efeitos colaterais
O chá de hibisco é contra-indicado para mulheres grávidas e que estão amamentando, já que ele pode causar alterações na musculatura do útero, o que pode levar a complicações e abortos espontâneos. Ele também não é indicado para pessoas que têm pressão baixa. Além disso, o consumo excessivo do chá de hibisco pode causar infertilidade.
Vale lembrar que somente um especialista (médico ou nutricionista) pode te aconselhar sobre alimentação ou quaisquer sintomas que você pode estar sentindo.