• Entrar
  • Cadastrar
Chá de hibisco à noite ou de jejum: entenda benefícios, como e quando tomar a bebida que ajuda na perda de peso

Conheça os poderes do chá de hibisco para a perda de peso de forma saudável e entenda por que ele é sucesso nas dietas 

Saiba qual a quantidade de chá de hibisco você deve tomar diariamente (Foto: Shutterstock)

O chá de hibisco é conhecido pelo seu potencial na perda de peso e por isso é um fenômeno nas dietas. E não se trata de uma fórmula mágica e prejudicial à saúde, muito pelo contrário. Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, essa bebida é muito consumida pelas pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida.

Dentre as vantagens de incluir o chá de hibisco na rotina, estão os seus efeitos no controle da pressão arterial, na ação diurética e ainda na regulação do intestino.

Além de ser um aliado da saúde por vários motivos, esse chá é saboroso e aromático. Mas existem algumas dúvidas relacionadas à ingestão da bebida em determinados horários: pode beber em jejum? E à noite? Descubra!

É verdade que o chá de hibisco tira o sono?

Os especialistas costumam orientar a não consumir o ché de hibisco à noite, mas isso não significa que a bebida dê insônia. Ela tem, inclusive, efeito calmante e é isenta de cafeína. Mas esse hábito pode prejudicar a qualidade do sono devido à ação diurética.

O chá de hibisco causa eliminação regular de potássio e mais eletrólitos, por isso não é muito recomendada para que sofre de doenças cardíacas graves e precisam de doses adequados desse mineral.

O chá de hibisco acelera o metabolismo

O chá de hibisco é queridinho das dietas por ser considerado um inibidor de apetite natural, além de acelerar o metabolismo e melhorar o trânsito intestinal. Outros fatores, segundo especialistas, tornam a bebida uma aliado da dieta:

  • Reduz a absorção de carboidratos e gorduras;
  • Estimula a função renal, reduzindo o inchaço;
  • Melhora a função do fígado.


Os nutricionistas também indicam beber o chá pela manhã, ainda em jejum, para melhorar a função intestinal. E para ajudar no processo de emagrecimento, tomar a bebida meia hora antes das principais refeições é uma boa estratégia.

Quem tem gastrite deve evitar o chá de hibisco

Quando consumida em excesso, essa bebida pode dar reação em pessoas que sofrem com problemas no estômago, como gastrite e refluxo. A queimação ou desconforto acontecem por causa do alto teor de ácidos orgânicos e vitamina C. A dose diária recomendada é de até 4 xícaras de chá da bebida.

Quais são os principais benefícios do chá de hibisco

Você não precisa desejar emagrecer para incluir essa infusão na sua rotina. O chá de hibisco oferece muitos outros benefícios para a saúde e bem-estar.

Os efeitos antioxidantes

O hibisco é fonte de vitaminas A, B, C e cálcio. A antocianina, um dos flavonoides presentes, além de ser antioxidante, também é anti-inflamatório. Isso significa que ajuda a combater a inflamação celular, a controlar o colesterol, ajuda na digestão e melhora a circulação do sangue.

Fim da prisão de ventre

As flores da planta são ricas em mucilagem, uma mistura de polissacarídeos que são transformadas em uma fibra gelatinosa quando entram em contato com a água. Essa substância atrapalha a absorção de carboidratos e gorduras, por isso eles são eliminados junto às fezes.

Polifenóis e emagrecimento

Como já mencionado, a bebida ajuda na redução de gordura abdominal e evita o acúmulo de gorduras no fígado, graças ao poder dos polifenóis, compostos bioativos presentes nos vegetais.

Rico em nutrientes

O hibisco é fonte de fósforo, magnésio, potássio e vitaminas B1, B2 e C. A presença da vitamina C ajuda na absorção de ferro, além do efeito antioxidante. As vitaminas B1 e B2 são importantes para a saúde da pele, do cabelo e dos ossos.

Na forma de chá, o hibisco é rico em flavonoides, polifenois, ácidos orgânicos e vitamina A, que ajudam a neutralizar os radicais livres.

Como consumir o chá de hibisco para obter os benefícios

O chá de hibisco, em qualquer forma, é benéfico para o corpo. Desde as flores inteiras e desidratadas, até os sachês ou na forma em pó. Quatro flores de hibisco correspondem a um sachê ou a 1 colher (chá) rasa do pó.

A quantidade diária recomendada é de duas colheres de sopa de flor de hibisco para 400 ml de água.

Ingredientes do chá de hibisco:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco

Modo de preparo:

Colocar 1 litro de água no fogo até começar a levantar fervura. Adicione 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco ou 2 sachês. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 a 10 minutos. Coe para beber. Ao voltar a aquecer o chá, você pode perder alguns efeitos terapêuticos da planta.

Caso prefira beber gelado, mantenha na geladeira por no máximo 6h. Mas o ideal é beber logo após o preparo.

Veja mais!

Os benefícios do suco de aloe vera na perda de peso: com uma quantidade muito pequena, é possível atingir o objetivo desejado

Chá de dente-de-leão tem efeito diurético e ajuda na perda de peso: descubra benefícios e como fazer a infusão

Temas relacionados