Você já ouviu falar em kombucha? Trata-se de uma bebida fermentada, assim como o kefir, que apresenta diversas propriedades medicinais. Ela pode ser feita em casa ou adquirida em supermercados e lojas de produtos naturais nos mais diversos sabores. Quer entender melhor sobre essa bebida? Então vem que o TudoGostoso vai explicar tudo sobre kombucha!
Entenda tudo sobre os benefícios da kombucha e como fazer em casa
O que é kombucha?
A kombucha é um um tipo de chá fermentado consumido na China há milhares de anos por conta de suas propriedades medicinais. Por se tratar de uma bebida probiótica, ela é feita a partir de uma colônia de bactérias saudáveis que são as responsáveis pela fermentação, método também encontrado no kefir.
Produzida apenas com ingredientes naturais, a kombucha pode ser feita e encontrada nos mais diversos sabores. Um dos fatores mais importantes que definem o sabor da kombucha é o tipo de chá utilizado durante o preparo, que pode ser chá verde, preto ou mate. Além disso, a combinação dos demais ingredientes usados garante os diferentes sabores dessa bebida, tornando-a mais ácida, mais doce ou mais seca.
Qual a diferença entre o kefir e a kombucha?
Existem algumas diferenças marcantes entre o kefir e a kombucha, e a primeira delas diz respeito à textura e ao sabor: o kefir mais parece um iogurte, enquanto a kombucha parece apenas uma bebida como suco ou chá gelado. Outra diferença marcante é o fato de o kefir ser feito com derivados do leite, e a kombucha a base de chá. Por conta disso, o kefir não é indicado para os intolerantes à lactose, sendo a kombucha uma ótima opção de substituição.
Por fim, a última diferença se dá por conta da colônia de bactérias usada na produção de cada uma das bebidas serem diferentes. Isso mesmo, se você já produz kefir em casa, essas bactérias não serão úteis para a produção de kombucha, e você precisará de doação de scoby.
Quais são os benefícios da kombucha?
Assim como todas as bebidas probióticas ricas em lactobacilos vivos, que são micro-organismos indispensáveis para o funcionamento do intestino, o principal benefício da kombucha é na manutenção da flora intestinal. Por isso, ela é altamente indicada para controlar a diarreia ou a prisão de ventre.
Porém, quem pensa que esses são os únicos benefícios do consumo dessa bebida está muito enganado! A kombucha é conhecida também por suas propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres que causam câncer, doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce da pele. Sendo assim, ela é indicada para quem faz dietas detox.
Além disso, outro bom motivo para adicionar a kombucha a sua alimentação diária é o fato de ela possuir diversas vitaminas e mineiras essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, como vitaminas C, K e do complexo B, que, além de serem antioxidantes, ainda ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
A kombucha é uma bebida que é uma ótima substituição para o consumo de refrigerante
Qual o melhor horário para tomar kombucha?
Não existe um horário melhor para tomar a kombucha. Ela pode ser consumida na hora que você preferir. Muitas pessoas escolhem beber de manhã para substituir o café, já que ela também conta com uma pequena concentração de cafeína. O ideal é sempre questionar o seu médico ou nutricionista, que irá indicá-lo se há um momento mais propício para você consumir kombucha.
Faz mal tomar kombucha todos os dias?
Não existem contraindicações do consumo diário de kombucha. Porém, por se tratar de uma bebida probiótica e caseira, é preciso tomar alguns cuidados durante a produção e utilizar o bom senso de não consumir quantidades elevadas da bebida.
Quais são as contraindicações da kombucha?
A kombucha não deve ser consumida por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas com problema nos rins, pulmões ou fígados e por diabéticos, por conter açúcar. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar seu médico ou nutricionista.
Como fazer kombucha em casa?
Fazer kombucha em casa não é uma tarefa muito fácil, e os nutricionistas indicam até que o consumo seja de kombuchas prontos, vendidos nos mercados, já que a segurança e a vigilância alimentar são maiores. Porém, caso você já tenha o costume de preparar bebidas fermentadas em casa, a kombucha não é muito diferente.
O primeiro passo é conseguir a doação de 100 ml de scoby, a colônia de bactérias responsável pela fermentação da kombucha. Em seguida, é preciso misturar com 1 litro de chá e açúcar a gosto. O açúcar será o responsável por cultivá-la e alimentá-la. Pode ser usado qualquer tipo de açúcar, como refinado, cristal ou demerara.
Depois de preparar essa mistura, deve-se deixá-la tampada apenas com uma toalha para que ela possa respirar, em local longe do sol. Esse passo é muito importante! A fermentação da kombucha dura em média 15 dias, mas você já pode acompanhar sua evolução a cada 2 dias.
Passado esse tempo, você deverá retirar a maior parte do líquido presente no pote e repetir o processo com o que restou. Esse líquido retirado é a kombucha pronta, na qual você pode adicionar frutas e temperos de sua preferência para garantir mais sabor a bebida.
Fique atento a produção para evitar contaminações, e ao perceber mofo, jogue tudo fora e recomece! Não se preocupe se você não tiver tempo para fazer a kombucha em casa, como falamos anteriormente, você pode encontrá-la em mercados e lojas de produtos naturais.
Consulte sempre um médico ou nutricionista!
Scoby, colônia de bactérias responsável pela fermentação da kombucha, possui formato de disco
Veja mais:
Como fazer refrigerante caseiro? Receita leva apenas 3 ingredientes!
Cream-cracker saudável não tem glúten e é uma delícia: veja receita e faça em casa