• Entrar
  • Cadastrar
Goji berry: para que serve, benefícios, receitas e tudo que você precisa saber sobre a fruta poderosa para a saúde
O goji berry ajuda mesmo a emagrecer, mas a fruta nativa da Ásia tem inúmeros benefícios a mais

Quem busca maneiras de emagrecer provavelmente já conhece o goji berry. Conhecida por ajudar a “secar barriga”, o goji berry tem benefícios para a saúde que vão bem além disso. Na realidade, a fruta tem uma concentração de nutrientes bastante elevada e ajudam a fortalecer a imunidade e a prevenir doenças. Confira no TudoGostosoo que é goji berry, para que serve e como aproveitar todas as utilidades desta pequena fruta em receitas irresistíveis.

goji berry desidratada na mesa e em um pote pequeno, com um pote maior com o goji berry puro O goji berry é uma fruta pequena mas que concentra uma grande quantidade de nutrientes

O que é goji berry?

Goji berry é o nome do fruto das plantas Lycium barbarum e Lycium chinense, ambas nativas do continente asiático. Na natureza, a fruta é pequena e vermelha e tem um formato oval que lembra uma jujuba. Também é chamada de goji, wolfberry ou cereja de goji, em português. O goji berry era usado como ingrediente medicinal há séculos na região da China, Coreia e Japão.

A China é o maior produtor mundial da planta, embora alguns países na Europa, como a Espanha, também produzam. A fruta cresce em videiras espinhosas e é bastante delicada em seu estado natural, sendo necessário colher manualmente. Depois elas são desidratadas ao sol antes de serem exportadas. Por causa de todo esse processo, o goji berry não costuma ser muito barato no mercado.

Goji berry: para que serve?

Para desvendar os benefícios do goji berry, para que serve e seus efeitos, a melhor maneira é ver seus nutrientes. O primeiro que vale falar é a vitamina C. Muita gente associa vitamina C com frutas cítricas como laranja e limão, mas o goji berry pode ser tão bom quanto. Uma porção de 100g da fruta tem o equivalente a 37% da dose diária recomendada de vitamina C.

Ao mesmo tempo, o goji berry vem da mesma família do tomate e tem uma concentração alta de carotenoide, incomum em outras frutas. O carotenoide é o responsável pela cor vermelha desses frutos, mas também é associado com a vitamina A. Outras vitaminas que são encontradas no goji berry são as vitaminas B1, B2, B6 e E.

O goji berry possui 21 minerais que mantêm o equilíbrio do nosso corpo, incluindo potássio, ferro, cobre e zinco. A concentração deles é tão alta que uma porção de 100g da goji berry desidratada tem toda a quantidade de ferro e cobre necessários em um dia. A fruta ainda tem 19 aminoácidos, sendo 8 deles essenciais, que compõem 11g de cada 100g da fruta, uma dose bastante elevada. Com isso, o goji berry serve para fornecer uma gama de nutrientes vitais, incluindo alguns que não produzimos e só conseguimos pela alimentação.

mão segurando goji berry na planta O goji berry é apreciado na Ásia há séculos por causa dos seus benefícios para a saúde

Goji berry: benefícios para a nossa saúde

Por causa da quantidade e variedade de nutrientes, consumir goji berry pode fazer muito bem para a nossa saúde. Se você conhece os benefícios da vitamina C já pode imaginar como o goji berry é bom para melhorar a imunidade e combater gripes e resfriados. Os carotenoides e a vitamina A beneficiam a nossa visão e a saúde celular. As demais vitaminas do goji berry nos protegem de mais doenças, incluindo cardiovasculares.

Quem precisa reforçar o funcionamento do intestino pode apostar no goji berry, já que a fruta tem uma boa dose de fibra alimentar que auxilia no sistema. Seus componentes trazem uma ação antioxidante que combate radicais livres e anti-inflamatória nos músculos e tecidos que pode até prevenir a celulite.

O goji berry é rico em carboidratos, mas isso não é um problema nem para quem quer perder peso. Afinal, são carboidratos complexos como os polissacarídeos, fundamentais para fornecer energia ao nosso corpo. Para finalizar, o goji berry possui um baixo índice glicêmico, o que torna essa fruta um aliado de pessoas que querem perder peso.

goji berry em um pote de madeira redondo com uma fita métrica ao lado O goji berry é procurado por quem quer perder peso

Goji berry emagrece?

Não é à toa que o goji berry está presente em farinhas, cápsulas e compostos chamados de “seca barriga”. Essa fruta tem a capacidade de auxiliar na perda de peso por causa do seu índice glicêmico de 29 pontos na escala. Qualquer alimento abaixo de 50 pontos já é considerado de baixo índice glicêmico. Uma fruta que fique abaixo dos 30 então é mais do que bem-vinda em dietas para perder peso.

O motivo para isso é que quanto menos glicose, menos insulina o pâncreas precisa liberar para atenuar o açúcar. Para ter uma ideia, alimentos com índice glicêmico elevado e que devem ser evitados em dietas passam dos 70 pontos e incluem massas brancas, arroz branco e frutas como melancia e manga.

As demais vitaminas, minerais e aminoácidos potencializam esse efeito. A vitamina C, por exemplo, é eficaz em queimar gordura durante exercícios. Desta maneira, o goji berry, rico em vitamina C e uma boa fonte de energia, apoia todo o seu esforço durante as atividades físicas. É sempre bom lembrar que goji berry sozinho não faz milagre. Ele é uma ótima fonte de nutrientes que pode substituir ingredientes calóricos e ajudar a emagrecer, mas o mais importante é seguir as recomendações do nutricionista e praticar exercícios adequados.

copo de vidro com suco de goji berry e frutinhas, folhas e gelo ao redor O suco de goji berry é uma boa maneira de consumir a fruta

Quem não pode consumir goji berry?

O goji berry pode ser as mil maravilhas para algumas pessoas, mas nem todo mundo pode consumir a fruta. O goji berry tem efeito anticoagulante, então pessoas hemofílicas ou que usam medicamentos anticoagulantes devem evitar a fruta para não ter risco de hemorragias. O mesmo vale para pessoas que tomam remédio para pressão ou para diabetes.

Se você tiver alergia a pólen é indicado evitar a fruta, ainda mais se tiver reações graves. O goji berry pode causar problemasdigestivos inclusive como reação alérgica. Por causa da taxa alta de selênio, mulheres grávidas ou lactantes também precisam evitar a fruta. Em caso de dúvida, sempre consulte seu médico.

Como consumir goji berry?

Você pode achar goji berry no mercado em cápsula, em suco, em pó ou desidratado. Até é possível comer a fruta fresca e pura, mas ela só está disponível dessa maneira perto de produtores locais. Para boa parte do mundo, o goji berry desidratado é o mais comum por ter uma validade maior. Ele tem gosto doce com toques de nozes e pode ser comido puro ou misturado em receitas. O ideal é consumir bastante líquido para hidratar suas fibras.

O suco de goji berry é bom para beber e aproveitar toda a doçura, fragrância e toques mais ácidos da fruta mais fresca. O goji berry em pó é bom para ser misturado com iogurtes e vitaminas e aproveitar mais seus nutrientes. Já o goji berry em cápsula é uma maneira ainda mais concentrada dos benefícios da fruta.

A quantidade de goji berry recomendada por dia é o equivalente a 100 calorias da fruta, ou seja entre 15 e 45 gramas ou 120 ml em caso de suco. Mas cuidado com as diferentes concentrações da fruta. Se for consumir ela em pó, não passe de 600 mg e se for tomar as cápsulas, o limite é de 3 unidades. Como o goji berry fornece bastante energia, o mais recomendado é consumir logo pela manhã.

goji berry em uma colher e em cima de uma tigela com iogurte, frutas vermelhas, chia e mais sementes Iogurte com goji berry é uma ótima opção para começar o dia com energia e saúde

Receitas com goji berry para potencializar o sabor e os nutrientes

Você pode comer o goji berry desidratado puro, incluir no iogurte, misturar com outras frutas ou beber o suco. Não faltam maneiras de provar! Se quiser incrementar mais, vale investir em receitas deliciosas com a fruta.

Geleia de goji berry

Geleia de frutas é uma delícia simples de fazer e que fica ótima com pães, torradas, bolos ou queijos. Mas cuidado ao adicionar açúcar no preparo para não perder os benefícios da fruta na dieta. Em vez do açúcar refinado, use adoçante culinário ou mel. Hidrate 5 colheres (sopa) de goji berry desidratado por 15 minutos e cozinhe em uma panela com 250ml de água, 2 colheres (sopa) de adoçante culinário ou mel até ficar em ponto de geleia.

Suco de goji berry com laranja

Se não encontrar o suco de goji berry pronto, faça você mesmo a sua versão em casa. Coloque 6 colheres (sopa) de goji berry e 1 copo de suco de laranja em um jarro. Deixe descansando por 15 minutos para hidratar no suco. Bata tudo no liquidificador e é só servir. Use mel para adoçar se for necessário e cubos de gelo para ficar mais refrescante!

Bolo integral de goji berry

O goji berry pode dar um sabor mais do que especial naquele bolo integral fofinho. Para essa receita, você vai precisar bater 2 gemas, 1 xícara de açúcar mascavo, 1 xícara de farinha integral, 1/4 xícara de óleo, 1/2 pote de iogurte, 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha e 1 colher (sobremesa) de fermento. Acrescente a clara dos 2 ovos e 1/2 xícara de goji berry hidratada e bata até incorporar Coloque na forma untada, adicione mais uma frutas por cima e asse por meia hora.

Doce de banana com chia e goji berry

O doce de banana com chia e goji berry une três delícias em uma só sobremesa saudável. E o melhor é que qualquer um pode fazer. Amasse 4 bananas e misture-as com 1 colher de chia, 2 colheres de açúcar e o quanto quiser de goji berry. Leve ao fogo e misture bastante por cerca de 5 minutos até virar um doce cremoso.

Mousse de goji berry

A mousse de goji berry é a receita perfeita para quem quer uma sobremesa geladinha com a fruta. Para fazer, como sempre comece hidratando 1 xícara de goji berry. Em outro recipiente, prepare 1 envelope de gelatina sem sabor. Bata a gelatina no liquidificador com 3 colheres (sopa) de leite em pó, 1,5 colher (sopa) de adoçante em pó e 1 pote de iogurte. Adicione o goji berry e bata até virar um creme. Separe em potinhos e deixe na geladeira por pelo menos 3 horas.

Veja mais:

Como fazer suco detox: dicas e combinações para a sua receita saudável ficar irresistível

8 hábitos alimentares que são inimigos de uma vida saudável

Temas relacionados