Basta as estações mais frias do ano chegarem para que comece a temporada do resfriado, que pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus diferentes. Surpreendente, né? Para se proteger, uma boa estratégia é aumentar a imunidade e a vitamina C é ótima para isso.
Com uma alimentação balanceada é possível consumir frutas e legumes ricos em vitamina C e diminuir o risco de ficar doente. Quer saber quais são os alimentos com mais vitamina C para incluir na rotina alimentar? Continue com a gente!
A vitamina C é responsável por aumentar a imunidade, proteger de doenças e aumentar a absorção de ferro
Para que serve a vitamina C?
Você já sabe que a vitamina C é ótima para o organismo, mas qual sua real função? O ácido ascórbico, nome oficial desta vitamina, participa de diversas funções bioquímicas vitais para o organismo. Curiosidade: a vitamina C não pode ser sintetizada pelo corpo, então a única maneira de obtê-la é por meio da alimentação ou suplementação.
Ela é responsável por melhorar o sistema imunológico, o humor e até a pele. Também tem forte ação antioxidante e combate os radicais livres. Além disso, os alimentos ricos em vitamina C auxiliam na produção de glóbulos brancos, que atuam na defesa do sistema imunológico e combatem microrganismos estranhos.
A vitamina C também aumenta os níveis de anticorpos, nos mantendo protegidos contra doenças. Outra função importante é melhorar a absorção de ferro no organismo, por isso recomendam chupar laranja depois de uma feijoada, por exemplo: para melhorar a absorção de nutrientes do feijão.
Quais são as frutas mais ricas em vitamina C?
Normalmente, quando pensamos em vitamina C, logo vem à mente a laranja, mas sabia que existem outras frutas e legumes com uma concentração de vitamina C bem maior? Veja quais são os alimentos ricos vitamina C abaixo e turbine sua imunidade!
Camu camu
Já ouviu falar de camu camu? Essa é uma fruta típica da Amazônia, com um dos maiores índices de vitamina C que existem. Por ter um sabor muito ácido, normalmente é usado em receitas como sorvete, vitaminas e geleia. Também dá para encontrar em cápsulas ou em pó em lojas de produtos naturais.
A polpa do camu camu pode fornecer cerca de 2.400 a 3.000 mg de vitamina C, podendo chegar a 6 gramas em 100 g de fruta. Uma laranja, por exemplo, conta com 53 mg em 100g.
Acerola
Suco de acerola é rico em vitamina C
Dá para acreditar que apenas uma acerola é o bastante para bater a necessidade mínima diária de vitamina C do organismo, de 90 mg? Apesar de pequena, essa é uma fruta bem potente e conta com cerca de 1.677,6 mg da vitamina em 100g.
Ela também ajuda significativamente na absorção de ferro no organismo. Para isso, coma três unidades junto com as refeições. Vale também fazer um suco de acerola para aproveitar os benefícios de um jeito muito gostoso.
Kiwi
O kiwi é uma fruta originária da China com bastante teor de vitamina. Mesmo uma fruta pequena tem mais do nutriente do que uma laranja, por exemplo. Em 100g de kiwi pode-se obter 92,7 mg de vitamina C.
Dá para incluir kiwi de diversas formas na alimentação, com sucos, salada de fruta, puro ou nesta torta mousse de kiwi do TudoGostoso. Vale a pena provar!
Goiaba
Sabia que a goiaba é riquíssima em vitamina C? Mesmo sem ser tão ácida quanto outras frutas, tem 228,3 mg em apenas 100g de fruta. Ela tem outros benefícios: suas sementes são fonte de fibra e combatem a constipação. Também ajuda a controlar a pressão e diabetes.
Consumi-la in natura é uma ótima alternativa, mas também dá para apostar nas receitas com goiaba, como esse cheesecake de goiaba facílimo.
Lichia
Lichia é uma fruta muito gostosa, produzida no Paraná e em São Paulo. Sua época de safra é de novembro a janeiro, momento em que dá para comprar a fruta mais em conta, já que pode ter um valor mais elevado.
Em 100g de fruta é possível obter 71,5 mg de vitamina C. Experimente comer congelada ou faça uma receita, como esse gelado de tapioca com calda de lichia. Delícia!
Quais os legumes com mais vitamina C?
Não são só as frutas que são ricas em vitamina C, alguns legumes também têm quantidades significativas do nutriente. Confira algumas opções:
Pimentão amarelo
Amado por uns, odiado por outros, o pimentão pode ser versátil e compor desde refogados e temperos até refeições próprias, como este pimentão recheado com carne moída.
Todos os tipos de pimentão (amarelo, vermelho e verde) são ricos em vitamina C, mas o mais potente deles neste quesito é o amarelo, que conta com 183,5 mg em 100g de vegetal.
Couve
A couve também é bem rica em vitamina C e pode te ajudar a espantar o resfriado de várias maneiras diferentes. Dá para comer crua, cozida, em sopas e em sucos. Um suco verde com couve e laranja é uma boa pedida, não acha? A cada 100 gramas da couve há aproximadamente 35mg de vitamina C.
Espinafre
O espinafre é uma verdura muito nutritiva, que merece ser incluída na sua rotina alimentar. Em 100g de espinafre há 28,1 mg de vitamina C. Quando cozido, o número cai para 9,8mg. Que tal preparar essa salada de espinafre cru para o almoço? Ele também é rico em cálcio, fósforo, vitamina A e potássio.
Tomate
O tomate está em inúmeras receitas e é muito comum no dia a dia dos brasileiros. Quando o assunto é a vitamina C, ele também merece menção, com cerca de 13,7 mg em 100g de fruto. Que tal fazer um molho de tomate caseiro hoje?
Veja mais:
8 maneiras de incluir banana na alimentação em pratos salgados e doces
Cascas de frutas surpreendem em receitas de sobremesas deliciosas. Veja 15 opções de doce e evite desperdício!
Sal cítrico: transforme a casca de frutas em um tempero surpreendente