Ícone do blog TudoGostoso
Blog
  • Ícone de receitas favoritadas
    Receitas favoritas
  • Foto do usuário
  • Imagem enviada por Roberta Alves
Preparo
Rendimento 300 porções
Comentários 86

Ingredientes

  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 kg de açúcar
  • 1 colher de vinagre (serve para estabilizar a receita se o leite de coco não for de boa qualidade, se for não precisa do vinagre)

Modo de Preparo

  1. Colocar em uma panela ou caldeirão grande (porque ele ferve e sobe um pouco). Mexer os ingredientes antes de ligar o fogo, depois de misturar os ingredientes, ligar o fogo e deixar ferver até ficar em ponto de puxa.
  2. Como saber o ponto? Em um copo com água, pingar um pouco da bala, se desmanchar ainda não está bom, se não desmanchar, retirar e ver se está puxa.
  3. Quando estiver no ponto, derramar a bala em um mármore untado com margarina ou manteiga. Quando estiver numa temperatura suportável enrolar e ir puxando até ficar branca.
  4. Obs: Para acrescentar sabores, quando estiver no ponto de enrolar no mármore, antes de começar a puxar, polvilhar em cima da bala o recheio escolhido e começar a puxar.
  5. Os recheios podem ser: amendoim moído, nozes moídas, ou coco ralado.

PELA WEB

Comentários

  • Não vai água nessa receita? Obrigada

  • É importante usar produtos de qualidade. Para as balas ficarem branquinhas e macias, eu só uso açúcar união, leite de coco sococo ou ducoco ou menina, qualquer uma dessas 3 marcas da super certo. Se quiser uma bala bem mais macia, utilize 400ml de leite de coco e não acrescente água, elas ficam incríveis.

  • Para bala de coco sabor chocolate: 1 kg de açúcar refinado 200ml de leite de coco 300 ml de água (100 ml a mais por conta do chocolate em pó) 5 colheres de chocolate em pó (não use achocolatado) O modo de preparo é o mesmo da bala tradicional. Dicas: Se preferir uma bala de coco mais macia utilize 400 ml de leite de coco e não acrescente água, mas isso apenas na receita tradicional. ( bala de coco não saborizada) Para as balas saborizadas mantenha as quantidades indicadas. Enquanto a calda estiver no fogo coloque sacos de gelo no mármore. Antes de despejar a calda seque bem o mármore e unte com margarina, (não manteiga porque a manteiga deixa a bala rançosa.) lembre-se sempre de trocar a água da tigelinha cada vez que for testar a calda.

  • Para bala saborizada: Uma receita de bala tradicional Uma colher de pó para sorvete no Sabor desejado Um pouquinho de margarina + ou - uma colher Rasa Fazer uma pastinha com o pó p/ sorvete e a margarina e ir agregando a massa enquanto puxa.

  • Bala de coco tradicional e saborizada. Ingredientes: 1 kg de açúcar refinado 200 ml de leite de coco 200 ml de água Preparo 1- Misture todos os ingredientes em uma tigela até dissolver bem o açúcar. 2- despeje todo o conteúdo em uma panela de alumínio grossa e não muito baixa. 3- leve ao fogo baixo e não mexa mais. 4- a calda começa a ferver e sobe um pouco, quando a calda baixar novamente e ficar cor de champanhe Clarinha com umas bolinhas bem pequenas é hora de começar a testar. 5- retire um pouco de calda com uma colher e joga em uma tigelinha com água fria, quando fizer uma bolinha durinha que você joga no prato e faz barulho de vidrinho, é hora de desligar o fogo e despejar a calda no mármore untado com margarina. 6- quando a borda da massa estiver morninha, vá dobrando para o meio da massa e troque a massa de lugar para um lugar mais frio no mármore. 7- quando a massa estiver morninha em uma temperatura que você aguente pegar é hora de começar a puxar. 8- quando a massa começar a ficar um branco perolado e fazer riscos e quando você esticar massa no mármore ela encolher um tiquinho é hora de fazer os cordões e começar a cortar bala com tesoura ou marcar a bala com uma espátula e deixar secar para separá-las depois de secas.

  • Fiz e deu errado ... Fico tipo uma farofa quando desliguei algurm sabe me explicar o porque ?

  • Gente minha mãe fazia muito essas balas, para não errar o ponto, fique de olho na panela, quando estiver na cor de champanhe, claro, testar no copo com água! Sempre da certo

  • Qual é o tipo do acuçar ? acuçar cristal ou acuçar união fino

  • Gente depois q tira da panela pra pia,nao precisa mexer mais ou tem q fazer algo?

  • Quantos Mililitros tem um vidro de Leite de Coco?

    • Os mais comuns tem 200 ml.

Ver mais