• Entrar
  • Cadastrar
Como escolher a air fryer ideal pra você e sua cozinha: com essas dicas vai ficar fácil

Se antes só tinha um ou dois modelos de air fryer para comprar, hoje em dia são tantas opções que é até difícil escolher sem as dicas certas

Não tenha mais dúvidas na hora de escolher qual air fryer comprar (Créditos: Shutterstock)

A air fryer é um eletrodoméstico que mal chegou no mercado e já é indispensável para muita gente. A facilidade é tanta que dá para preparar receitas salgadas fáceis na air fryer sem precisar usar mergulhar no óleo é fazer sobremesas na air fryer até quando o gás acabar. Quem ainda não entrou nessa onda e quer uma fritadeira elétrica para chamar de sua acaba se deparando com uma infinidade tão grande de modelos que até a pessoa mais decidida do mundo tem dificuldade de escolher.

É modelo redondo, quadrado, com forno junto, painel digital, duas gavetas… Não acaba mais! Se você está cansado de ver tantos modelos de air fryer sem conseguir decidir qual é o melhor para você e para a sua cozinha, o segredo pode estar nas dicas do TudoGostoso! Nós separamos as principais informações que você precisa para comprar a air fryer perfeita para você. Afinal, não é só porque um produto é o melhor do mercado que ele vai ser adequado para você. Confira as dicas e veja como escolher a air fryer ideal fica fácil.

Defina o lugar da air fryer antes de comprar

A air fryer não pode ficar em qualquer canto apertado da sua cozinha. Para esquentar a comida, ela gera uma grande quantidade de ar quente dentro da máquina que depois precisa sair para não superaquecer o próprio motor. A air fryer precisa respirar, com espaço o suficiente nas laterais e na traseira para que o ar saia sem impeditivos. Também não pode ter nada que possa ser afetado pelo calor, como plástico, para não derreter ou causar acidentes. Ou seja, na hora de medir o lugar da air fryer, não use apenas a medida do aparelho: conte também cerca de 5cm a mais em cada um dos lados para dar espaço.

Considere o número de pessoas

Você pretende usar a air fryer para cozinhar para duas ou dez pessoas? O número de pessoas é um dos critérios mais importantes para escolher o tamanho da air fryer. Para uma casa com uma ou duas pessoas, o menor tamanho de air fryer com capacidade para cerca de 2 litros é o suficiente para a maioria dos usos. Caso seja uma família com quatro pessoas, o tamanho mais adequado é aquele com capacidade de pelo menos 3 ou 4 litros. Se for cozinhar para muitas pessoas, para uma família grande ou para receber os amigos com frequência, o mais indicado é investir em uma air fryer de 5 litros ou mais para não precisar fritar múltiplas levas.

Pense nas receitas que pretende fazer

Depois que você compra uma air fryer, abre-se um mundo de possibilidades de receitas que você nunca imaginou e já quer testar todas. Mas antes disso, você provavelmente está comprando uma fritadeira com alguns preparos em mente. Quem só quer fazer uma batata frita sequinha pode tranquilamente usar um modelo simples e com capacidade menor. Se quiser fazer um bolo na air fryer, é interessante optar por um aparelho com cesto mais largo. Ou então, se for usar o eletrodoméstico para tudo que puder, desde um churrasco na fritadeira elétrica até um pão na air fryer, vale a pena investir em um modelo mais completo, como a air fryer com forno elétrico.

Olhe o gasto de energia

A air fryer é ótima para economizar gás e garantir seu almoço mesmo quando o botijão acaba. Mas a energia elétrica pode sair tão, senão mais, cara do que o gás e o que era para economizar pode encarecer a conta do mês. Uma máquina bem potente pode fritar uma boa quantidade de comida em pouco tempo, mas quanto maior a potência, maior o consumo de energia. Você pode calcular o gasto de energia vendo a potência em Watts, dividindo por 1000 para virar quilowatts e então considerar quanto tempo por dia vai usar e ter assim o kW/h usado na conta de luz. Um aparelho com potência baixa pode parecer mais econômico, mas se precisar ficar ligado por mais tempo, essa vantagem some.

Veja mais:
Estes são os lugares onde NUNCA se deve deixar a airfryer (quase ninguém sabe!)
Airfryer X micro-ondas: o que gasta mais energia? Especialista explica como fazer a escolha certa e economizar luz
Como fazer a cura da airfryer: aprenda o jeito certo de usar a fritadeira elétrica pela primeira vez

Temas relacionados