• Entrar
  • Cadastrar
Pão de queijo na air fryer: saiba o tempo exato pra assar o lanche na fritadeira e alcançar o ponto perfeito

Do pão de queijo caseiro ao congelado, nunca mais erre o tempo desse lanche irresistível na air fryer

Assar pão de queijo na air fryer é mais rápido do que usar o forno convencional (Créditos: Shutterstock)

Quem não gosta de um pão de queijo bem fofinho e queijudo que atire a primeira pedra. Esse lanche típico das comidas mineiras é sucesso em todo o Brasil por ser muito prático e saboroso. Além de devorar o das padarias, fazer um pão de queijo fácil e delicioso é algo que todo mundo pode fazer. Hoje em dia ficou ainda mais simples por causa da air fryer. A fritadeira elétrica funciona igual ao forno convencional, mas sem precisar usar gás para esquentar o forno inteiro quando só quer uma porção para você.

Até quem compra o pão de queijo congelado do mercado pode usar a air fryer para esquentar essas delícias em poucos minutos. Mas o que seriam esses “poucos minutos”? Tem diferença entre o pão de queijo caseiro e o congelado? Acompanhe o TudoGostoso e descubra o tempo certo para fazer o pão de queijo na air fryer ficar perfeito.

Quanto tempo para assar um pão de queijo caseiro na air fryer?

Você pode achar que um pão de queijo caseiro, por já estar em temperatura ambiente, asse mais rápido do que um pão de congelado. Mas não necessariamente. Algumas marcas de pão de queijo congelado já vendem o pacote pré-assado, o que significa que apenas precisam esquentar, sendo bem rápidos. Felizmente, independentemente do caso, o pão de queijo é um lanche que fica pronto em poucos minutos na fritadeira elétrica, superando com facilidade o forno.

Antes de contar o tempo dessas bolinhas de polvilho e queijo dentro do aparelho, é vital lembrar de preaquecer a air fryer. Deixe-a ligada por pelo menos 5 minutos a 200ºC para que esteja bem aquecida na hora que colocar os pãezinhos. Para um pão de queijo caseiro de tamanho médio, de cerca de 3 cm de diâmetro, o mais indicado é assar a 190ºC por 10 a 15 minutos. No caso, coloque o temporizador para 10 minutos e, depois desse tempo, verifique como está. Se ainda não estiver dourado, deixe mais 5 minutos. Caso contrário, já pode tirar.

Se o pão de queijo for maior, vai precisar de pelo menos 15 minutos. Mas, caso faça eles bem pequenininhos, recomendamos checar pela primeira vez após 5 minutos para não acabar carbonizando seu lanche. Dica: deixe um espaço o suficiente entre os pães de queijo na air fryer, de 2 a 3 cm. Se deixar o ar quente circular em volta deles, vai ter pães douradinhos e bem uniformes.

Quanto tempo para assar um pão de queijo congelado na air fryer?

Para o pão de queijo congelado, o tempo para ficar pronto depende do tamanho e do tipo. No caso de um pão de queijo cru, que não vem pré-assado, o tempo é bem similar, e costuma pedir 10 minutos em temperatura alta de 180ºC. É a metade do tempo de um forno convencional. Se o pão de queijo for do tipo pré-assado, então é bem mais rápido. Apenas 5 minutos na fritadeira preaquecida a 200ºC vai deixá-los perfeitos.

Uma dica é que você também pode congelar a sua massa de pão de queijo caseiro e prepará-lo depois. Algumas pessoas até preferem fazer assim com o seu pão de queijo simples na fritadeira elétrica para a massa descansar e firmar. O tempo e a temperatura no aparelho continua o mesmo, de pelo menos 10 minutos a 180ºC, podendo estender mais 5 minutos. Para todos os casos, depois que fizer a receita pela primeira vez saberá com exatidão o tempo, pois a massa, o tamanho e a potência do aparelho interferem no resultado.

Dica para fazer pão de queijo na air fryer

O pão de queijo não é uma receita que precisa de óleo por cima para dourar. Se deixar espaço o suficiente entre eles também não vai precisar ficar virando e sacudindo o cesto. Mas se, ao conferir, você notar que alguma parte do pão de queijo está crua enquanto outra já tem cor, então é uma boa ideia dar uma mexida neles.

Outra dica para o pão de queijo de sucesso é forrar a air fryer. O pão de queijo até pode ser preparado diretamente no cesto e sem untar, já que a superfície tem um antiaderente. Mas se a massa do seu pão de queijo for muito macia, ao esquentar ele pode acabar “escorrendo” nos buracos do cesto. Felizmente eles se soltam por completo mesmo quando isso acontece, mas você pode ter mais trabalho para tirá-los e ainda pode acabar amassando o lanche. Usar um forro próprio para air fryer vai evitar essa dor de cabeça e vai garantir que só terá pães de queijo perfeitos.

Veja mais:
Como escolher a air fryer ideal pra você e sua cozinha: com essas dicas vai ficar fácil
Petiscos na airfryer: 7 receitas com queijo rápidas e fáceis para fazer na fritadeira
Pão de queijo de forma: você vai querer comer todo dia no café da manhã

Temas relacionados