• Entrar
  • Cadastrar
O que posso usar para forrar a air fryer?

Truque de forrar a air fryer para evitar sujar o cesto gera dúvidas quanto a segurança do aparelho. 

Descubra se o truque de colocar papel alumínio ou papel manteiga na airfryer é prejudicial ao aparelho.  (créditos: shutterstock)

A air fryer já é um dos eletrodomésticos mais populares do país devido sua praticidade e múltiplas funções. Sua função é assar os alimentos utilizando sua própria gordura, sem a necessidade de óleos durante o preparo. Mesmo com tantos benefícios, limpar a fritadeira elétrica após o uso não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, muita gente prefere forrar o cesto com papel-alumínio para não sujar. Mas será que esse truque compromete o desempenho do aparelho? O TudoGostoso esclarece essa e outras dúvidas sobre os cuidados que você deve ter com a sua air fryer.

Pode colocar papel-alumínio na air fryer?

Segundo a maioria dos fabricantes, o ideal é não colocar papel-alumínio ou qualquer outro forro na air fryer. A prática impede a circulação de ar dentro da cuba e prejudica o cozimento dos alimentos. Além disso, se o forro estiver solto, há risco dele ser aspirado pelo aquecedor e queimar. Portanto, a recomendação no geral é nunca forrar a air fryer.

Por outro lado, alguns fabricantes afirmam que não há problemas em colocar o forro no fundo do cesto. Nesse caso, como as paredes ficam descobertas, o fluxo de ar circula livremente. Se for o caso, sempre sega as orientações do fabricante e fique atento ao processo de cozimento para ter certeza de que está tudo dando certo. Não se esqueça: jamais forre o fundo da bandeja.

Truques de como limpar a air fryer mais rápido

Quem tem air fryer sabe como lavar a fritadeira elétrica é um trabalho que requer tempo e paciência. É preciso ter bastante cuidado e atenção na hora da limpeza. Mas existem formas mais práticas de higienizar o eletro tanto externa quanto internamente.

Para lavar o cesto e a bandeja, o melhor é usar uma esponja macia, água quente e algumas gotas de detergente. A água aquecida facilita a remoção da gordura. Uma dica é deixar as duas partes de molho por alguns minutos antes de aplicar o detergente.

A limpeza da parte interna da air fryer é mais minuciosa. Por ser uma área delicada, é preciso ter muita paciência e cuidado. Os fabricantes recomendam usar um pano levemente umedecido para remover os resíduos de gordura que ficam impregnados na fritadeira. Você também pode usar uma esponja para retirar sujeiras mais resistentes.

Não encaixe a bandeja e o cesto logo após limpar a parte interna. Espere pelo menos uma hora até ter certeza que a área está totalmente seca. Por fim, nunca use água para limpar a fritadeira internamente. Essa prática pode queimar a resistência e fazer a air fryer parar de funcionar.

Veja também:

Receitas na airfryer para você aproveitar ao máximo a sua fritadeira de um jeito fácil

Alimentos que não podem ser feitos na air fryer

Temas relacionados