• Entrar
  • Cadastrar
Pão de queijo de forma: você vai querer comer todo dia no café da manhã

Esse pão de queijo em tamanho família é ótimo para substituir o pão em um café diferente

Você vai amar esse pão de queijo tamanho família que é perfeito para comer com manteiga ou requeijão (Créditos: reprodução Instagram @sumaiatoledo.receitas)

O pão de queijo ainda não é, mas deveria ser, patrimônio cultural brasileiro. Essa iguaria da comida mineira faz sucesso em todo o país principalmente na hora de tomar aquele cafezinho pela manhã ou de tarde. O lanche é normalmente feito em porções pequenas para comer um de cada vez, mas você já viu um pão de queijo de forma enorme para comer em fatias? Se nunca viu, vai conhecer agora! Essa delícia foi compartilhada no Instagram do @sumaiatoledo.receitas e o TudoGostoso gostou tanto que trouxe para você no detalhe e com dicas para ficar muito saboroso. Confira a receita!

Como fazer a receita de pão de queijo de forma?

Uma receita do pão de queijo de forma é grande o bastante para servir para toda a família na hora do café, mas a receita continua simples e você faz misturando tudo na mão, sem batedeira ou liquidificador.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 xícara de tapioca
  • 1/2 xícara de polvilho azedo
  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 90g de queijo minas padrão
  • 90g de queijo parmesão fresco ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, coloque os ovos e bata usando um fouet ou garfo para as gemas e claras se misturarem.
  2. Adicione o iogurte e mexa com uma espátula até virar um creme.
  3. Coloque os polvilhos, a tapioca e os queijos e misture tudo junto. Por causa do queijo ele não fica misturado, mas não totalmente incorporado.
  4. Bote o sal a gosto enquanto mistura e experimente para saber se está com a quantidade certa para o seu paladar.
  5. Acrescente o fermento químico por último e misture mais um pouco para juntar.
  6. Passe a massa para uma forma retangular alta, daquelas feitas para pão de forma ou bolo inglês, de preferência de silicone.
  7. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 30 minutos.

Dicas para fazer um pão de queijo de forma simples e delicioso

O pão de queijo de forma nada mais é do que uma receita de pão de queijo feito de uma vez só em vez de separado em bolinhas. Como ele vai em uma forma e não é feito em bolinhas, a massa pode ser mais líquida, por isso o iogurte não atrapalha na receita e deixa a massa bem macia e úmida. O polvilho doce, o polvilho azedo e a tapioca são todos produtos feitos a partir da mandioca. A diferença entre os polvilhos é pequena, com o polvilho doce sendo mais suave e denso enquanto o azedo é mais ácido e aerado.

Usar eles juntos é ótimo para tirar o melhor de todos eles e deixar o seu pão de queijo mais interessante e completo. Mas como eles são similares, tem receitas que usam só um ou outro e também o pão de queijo de tapioca apenas, então não tem nenhum problema em optar por apenas um deles, é só ajustar a quantidade total. O queijo passa por uma história similar.

Pão de queijo mineiro mesmo é aquele feito com queijo minas ou até queijo canastra. Mas misturar com outros queijos dá mais notas de sabor. O queijo parmesão é mais salgado e diminui a quantidade de sal necessário, mas o queijo provolone, mussarela ou coalho são boas opções que derretem bem e ficam uma delícia nesse lanche. O importante é que ele seja fresco e ralado na hora em vez do ralado pronto de mercado vendido em pacotinho.

Veja mais:
Pão de queijo bem fofinho e mais queijudo que o da padaria fácil de fazer em casa
Pão de queijo com 3 INGREDIENTES: você não vai acreditar nessa receita superfácil e deliciosa
Faça essa receita de pão com APENAS 4 ingredientes e deixe seu café da manhã ainda mais gostoso

Temas relacionados