• Entrar
  • Cadastrar
Surpreenda no seu café da manhã com um pão de queijo vegano divino

Esta receita de pão de queijo vegano é tão saborosa quanto a versão original, com a diferença que ela não leva queijo. Preparo é perfeito para quem não consome alimentos de origem animal e intolerantes a lactose. 

Veja como fazer a versão vegana do clássico da culinária brasileira. (créditos: Shutterstock)

Quem não gosta de um pão de queijo quentinho no café da manhã? A iguaria mineira é um dos clássicos da culinária nacional e tem um preparo bem simples. No entanto, quem segue uma dieta vegana, na maioria das vezes, precisa dizer não a essa delícia. Isso porque a receita original é feita com ovo, leite e queijo, três ingredientes de origem animal.

Mas você sabia que existe um pão de queijo vegano que não leva nenhum desses 3 ingredientes? Por mais inusitado que pareça, é possível preparar um delicioso pão de queijo sem queijo. O quitute é tão saboroso quanto a versão convencional e o melhor de tudo: é bem mais saudável. Confira o passo a passo a seguir.

Receita de pão de queijo vegano: como fazer o quitute sem ingredientes de origem animal

Nesta receita, o queijo é substituído pela batata baroa. A função do vegetal é dar liga à massa junto com o polvilho, o óleo vegetal e a água. Apesar de se chamar pão de queijo, o preparo não leva queijo. Mas não se preocupe porque a massa continua com a mesma textura e com um sabor irresistível.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 1/3 xícara de óleo
  • 2 xícaras de batata baroa amassada
  • 1 xícara de água quente
  • sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Para preparar este pão de queijo vegano, o primeiro passo é cozinhar as batatas para fazer uma espécie de purê.
  2. Depois, em uma tigela à parte, misture o purê com o polvilho azedo, seguido do polvilho doce, a água quente, o sal e o óleo vegetal. Se quiser, acrescente outros temperos da sua preferência.
  3. Misture bem os ingredientes até obter uma massa uniforme. Você pode realizar esta etapa com o auxílio de uma espátula ou com as próprias mãos, desde que estejam bem higienizadas.Se sentir que a massa está dura demais, acrescente um pouco de água quente.
  4. Quando a massa estiver bem consistente e sem grudar nas mãos, faça bolinhas usando as mãos. Você pode modelar a massa do tamanho desejado, mas lembre-se que o pão de queijo cresce bastante depois que assa.
  5. Coloque as bolinhas em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos. Você também pode preparar o quitute na airfryer que o resultado é o mesmo.

Além da batata baroa, você também pode preparar pão de queijo vegano com batata-doce. Se você ficou com vontade de experimentar outras versões de receitas clássicas feitas sem ingredientes de origem animal, é só dar uma olhada no site do TudoGostoso. Nós temos diversas opções de pratos e sobremesas veganas deliciosas. Aproveite!

Veja também:

5 maneiras de fazer pão de queijo: confira
Pão de queijo feito com tapioca é a receita perfeita para um café da manhã diferenciado
Como fazer chocolate vegano: confira a dica do TudoGostoso

Temas relacionados