• Entrar
  • Cadastrar
Agora meus filhos só comem pão de queijo assim, aprendi receita de café da manhã de hotel luxuoso

Esse pão de queijo deixou a minha família apaixonada e tem tudo para fazer o mesmo com você. Veja como preparar essa delícia na sua casa de um jeito simples e prático. 

Um pão de queijo para ninguém colocar defeito. (créditos: Stefanie Reis/TudoGostoso)

Quem tem o costume de viajar sabe que café da manhã de hotel é sempre um espetáculo. Nessas minhas aventuras pelo mundo, eu mesma já tive a oportunidade de comer muitas delícias. Na minha última viagem no início do mês, eu fiquei hospedada em um hotel bem chique e tive o prazer de experimentar o melhor pão de queijo da vida. A iguaria tinha uma casquinha bem crocante e um miolo queijudo irresistível que deixou todo mundo da minha família completamente apaixonado.

Claro que eu fui procurar saber o segredo por trás de tanto sabor e descobri com o responsável pelo cardápio do café da manhã como preparar um pão de queijo perfeito. Quer saber como? Vem que eu te ensino!

Qual o segredo para fazer o melhor pão de queijo?

O segredo para preparar o pão de queijo perfeito é escolher o queijo certo. Os mais indicados são os queijos mais curados, que são aqueles que possuem um processo de maturação de menos 30 dias. Eles têm um sabor mais marcante que não deixa o gosto do polvilho predominar na receita. Eles também oferecem uma boa estrutura para a massa.

Os queijos curados mais populares são o canastra, minas, emmental, gruyere, grana, gouda e parmesão. A receita tradicional de pão de queijo é feita com o queijo minas meia cura. No entanto, a receita que vamos ensinar a seguir é feita com o queijo canastra, um queijo artesanal de leite cru com um sabor único e mais complexo.

Receita do melhor pão de queijo que já comi na minha vida: aprenda como fazer

Ingredientes:

  • 2 xícaras de polvilho doce
  • 1/2 xícara de polvilho azedo
  • 1/4 de xícara de óleo vegetal
  • 3/4 de xícara de leite
  • 1 ovo
  • 150 ml de água
  • 1 xícara de queijo canastra ralado
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo:

  1. Em uma panela pequena, aqueça o leite, a água e o óleo até ferver.
  2. Em uma tigela grande, misture o polvilho doce e o polvilho azedo com o sal.
  3. Assim que a mistura de leite, água e óleo ferver, despeje o conteúdo ainda quente sobre os polvilhos. Mexa bem com uma espátula ou colher de pau até obter uma massa homogênea. Deixe a massa esfriar um pouco.
  4. Em seguida, adicione o ovo e o queijo canastra ralado à massa. É muito importante esperar a massa amornar antes de colocar o restante dos ingredientes, porque se ela ainda estiver quente, o ovo vai cozinhar e o queijo ralado derreter, o que prejudica o resultado final do pão de queijo.
  5. Misture bem até que todos os ingredientes estejam incorporados. Nessa etapa, a massa fica mais pesada, então o melhor é misturar com as próprias mãos para facilitar o processo.
  6. Quando a massa estiver bem pegajosa, unte as mãos com óleo e modele os pães, formando pequenas bolas. Você pode usar 1 colher de sopa de massa para cada pãozinho.
  7. Coloque os pães de queijo em uma assadeira untada, deixando espaço entre eles ( os pães crescem muito enquanto assam).
  8. Leve os pães de queijos para assar em forno preaquecido a 180°C por 20-25 minutos ou até que os pãezinhos estejam dourados por fora.
  9. Retire do forno e sirva o pão de queijo quentinho.

Esse pão de queijo canastra que acabamos de ensinar é perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde. Se você gostou desse preparo, não deixe de conferir outras receitas de pão de queijo no site TudoGostoso. São diversas opções de preparos deliciosos e fáceis de fazer.

Veja também:

Queijos brasileiros: saiba mais sobre 6 tipos produzidos no país
Pão de queijo proteico não leva fermento (mas cresce!) e tem ingrediente surpreendente

Temas relacionados