O queijo é um alimento que está presente em nossas vidas há pelo menos 5 mil anos, tendo sido produzido de maneiras diversas ao longo do tempo. Esses diferentes modos de produção deram origem a um número enorme de tipos de queijo, como o queijo minas, o gorgonzola, o parmesão, o provolone e muitos outros.
No Brasil, um dos queijos mais apreciados é o queijo meia cura, uma jóia de Minas Gerais, que é o queijo que não é nem fresco nem curado. Você sabe o que isso quer dizer? Continue a leitura que a gente explica para você o que é queijo meia cura e te ensina como fazer!
O que é queijo meia cura?
Queijo meia cura: o que é e como fazer
O nome do queijo meia cura, assim como o do queijo curado, corresponde ao ponto de maturação do queijo. Essa maturação nada mais é do que o armazenamento do queijo por um tempo específico em câmaras frigoríficas com controle de umidade e temperatura, para que ele passe por transformações físicas, bioquímicas e microbiológicas que vão lhe dar seu sabor, textura e aroma característicos.
O queijo curado passa pelo processo total de maturação, que pode chegar a 2 anos, ficando mais seco e mais consistente. Já o queijo meia cura, fica entre 2 semanas e 2 meses em maturação, o que o torna um queijo mais macio.
Como fazer queijo meia cura?
Que tal fazer um queijo meia cura em casa? O processo requer alguns cuidados especiais, mas, seguindo esse passo a passo, você será capaz de produzir o seu próprio queijo! Você vai precisar apenas de leite de saquinho, coalho líquido e sal.
Primeiro passo: Aqueça o leite e misture com o coalho
Primeiro, aqueça 6 litros de leite de saquinho pasteurizado a uma temperatura de 37°C. Coloque uma colher de sobremesa (6ml) de coalho líquido no leite e mexa bem, até ficar homogêneo. Deixe a mistura descansar por 40 min, cobrindo com um pano de prato. Ela irá gerar uma massa gelatinosa.
Segundo passo: Acrescente o sal, descanse a massa e escorra o soro
Corte a massa em vários pedacinhos com uma colher, acrescente 3 colheres de sopa de sal e misture bem. Cubra novamente com um pano de prato e deixe descansar por mais uma hora, para que a massa se separe do soro. Escorra, então, o soro com o auxílio de um coador e coloque a massa em uma forma de queijo, sempre pressionando bem para todo o soro sair.
Terceiro passo: Descanse a massa novamente e lave-a em água corrente
Coloque a forma sobre uma vasilha, cubra com papel filme e deixe a massa escorrer por 12 horas. Após isso, o queijo já estará com seu formato bem definido. Tire a massa da forma e lave em água corrente, sem esfregá-la. Seque-a com um guardanapo de papel e coloque-a em cima de uma tábua, para começar o processo de cura.
Quarto passo: A meia cura do queijo
Descanse a massa por 12h, coberta com uma telinha ou um pano de prato, em temperatura ambiente e em local fresco, arejado e com pouca luz. Após esse período, lave e seque a massa mais uma vez, vire-a ao contrário e deixe o queijo descansar por mais 12 horas. Por fim, você deve virar o queijo a cada 24h por 3 dias e, então, ele estará pronto! Para um queijo mais durinho, é só aumentar em alguns dias o processo de cura.
Queijo meia cura: perfeito para a sua receita!
Queijo meia cura: perfeito para a sua receita!
Gostou da dica? Agora que você já sabe o que é queijo meia cura e como fazer esse queijo, que tal preparar um tradicional e delicioso pão de queijo mineiro? Tenho certeza de que com o sabor especial do seu queijo minas meia cura, ele ficará ainda mais gostoso!
Veja também: