• Entrar
  • Cadastrar
Você sabe qual a diferença entre o queijo de leite cru e o de leite pasteurizado?

Entenda como a natureza do leite utilizado na produção dos queijos influencia no sabor, aroma e textura do alimento. 

Produção de queijos pode ser feita a partir de leite cru ou leite pasteurizado. (créditos: Shutterstock)

O queijo é um alimento feito a partir da coagulação do leite. Consumido de diferentes formas ao redor do mundo, ele possui diversos tipos que se distinguem pelo sabor e método de produção. Muçarela, gorgonzola, parmesão e cheddar são alguns dos nomes mais conhecidos. O que todos esses queijos têm em comum é que eles são feitos com leite pasteurizado.

Porém, existe um outro grupo de queijos que são feitos com leite cru. Eles têm um método de produção artesanal e são conhecidos pelo seu sabor mais acentuado. Contudo, as diferenças entre esses dois tipos não param por aí.

Vem descobrir com o TudoGostoso as diferenças entre o queijo de leite cru e o de leite pasteurizado e qual a opção mais saudável para consumo.

Leite cru e pasteurizado: qual a diferença entre os dois tipos?

Antes de explicar a diferença entre queijo de leite cru e pasteurizado, é importante saber o que é pasteurização e para que ela serve. A pasteurização é um processo em que o leite é aquecido a 75ºC por 15 minutos e depois resfriado a uma temperatura de 2°C. O objetivo é eliminar microrganismos patogênicos e aumentar o prazo de validade dos produtos lácteos.

Os queijos produzidos em larga escala e vendidos em supermercados são feitos com leite pasteurizado. Por isso, eles têm um prazo de validade bem maior. Do ponto de vista da segurança alimentar, seu consumo é seguro, já que o alimento passou por uma esterilização prévia. Porém, ao mesmo tempo em que o tratamento térmico mata microrganismos patogênicos, ele também destrói nutrientes importantes do leite, como algumas vitaminas, proteínas e probióticos.

O leite cru, por sua vez, não passa por nenhum processo de pasteurização. Ele é rico em probióticos e proteínas e, por isso, é considerado mais nutritivo. Embora não passe por nenhuma esterilização, o leite cru também é seguro para o consumo. Isso porque ele vem de vacas sadias criadas em pasto livre e que se alimentam só de vegetais, o que reflete diretamente na qualidade do leite que produzem.

Queijo de leite cru e de leite pasteurizado se diferenciam pelo sabor e aroma

O queijo de leite cru segue um modelo de produção artesanal feito com leite fresco ordenhado no mesmo dia. Já os queijos industrializados são produzidos por grandes empresas que compram o leite de outros produtores. Por isso, o alimento precisa passar pela pasteurização para garantir um produto seguro livre de microrganismos prejudiciais à saúde.

Além do valor nutritivo, o queijo de leite cru e pasteurizado possuem diferenças no sabor, aroma e textura. A pasteurização mata cerca de 95% da microbiota natural do leite, deixando suas características sensoriais menos acentuados. As indústrias ainda têm o costume de adicionar fermento lácteo e outros aditivos durante a produção dos queijos, o que deixa o sabor do alimento mais padronizado.

Por outro lado, o queijo artesanal não leva ingredientes artificiais e tem um sabor bem mais complexo. Como o leite cru é ricos em probióticos, qualquer alimento feito com ele possui gosto, textura e aroma únicos. Por isso, os leites produzidos em pequenas propriedades costumam ser mais saborosos e ricos em proteína. Inclusive, muitos queijos finos também são produzidos com leite cru, como o Camembert, Morbier e o Roquefort. O motivo é, justamente, porque o leite fresco confere um sabor mais apurado.

Veja também:

Queijos amarelos têm lactose? Entenda se intolerantes podem consumir
"À beira da extinção": uma triste notícia aos fãs de queijo Brie e Camembert
Crianças podem comer queijo de leite cru? TudoGostoso responde

Temas relacionados