Queijos são uma delícia e há variações do alimento para todos os gostos. Seja na tábua de frios ou no gratinado, dá um toque especial para qualquer receita. O problema é: nem todo mundo pode consumir sem moderação, principalmente quem tem algum tipo de intolerância ou alergia aos laticínios. É por isso que alternativas são sempre bem-vindas. Você já ouviu por aí que queijos amarelos não têm lactose? A explicação estaria no processo de maturação e produção do alimento. Quer saber se isso é verdade? Confira a resposta a seguir!
Existe quiejo naturalmente sem lactose? Descubra se intolerantes podem consumir
O que é lactose?
Antes de tudo, é preciso entender o que é lactose. Lactose é o principal carboidrato do leite de origem animal, formado por glicose e galactose e responsável pelo sabor mais adocicado da bebida.
O carboidrato muitas vezes é taxado como vilão, mas ele tem benefícios para o organismo como estimular a produção de bactérias boas no intestino e melhorar a absorção de cálcio e zinco.
O consumo com cautela precisa de uma avaliação nutricional e depende da forma como a lactose é digerida ou não. Desconforto abdominal, inchaço, dificuldade de ir ao banheiro ou até diarreia após o consumo de leite são alguns sinais de intolerância.
Queijos amarelos não têm lactose?
Queijos são derivados de leite, portanto, têm lactose. O que acontece com os queijos duros, amarelos e maturados é que eles perdem boa parte do soro durante a fabricação e é justamente esse líquido que contém a maior quantidade de lactose do alimento. De forma geral, quanto mais envelhecido, menos lactose tem o queijo, já que as bactérias na fermentação também consegue degradar o carboidrato com o passar do tempo.
Isso não significa, porém, que uma pessoa com intolerância pode consumir esse tipo de queijo sem nenhum problema. Tudo depende da quantidade consumida, da forma como o alimento é produzido e da capacidade de digerir a substância.
Quais são os queijos com menos lactose?
Quem quer reduzir o consumo de lactose em queijos deve priorizar versões como provolone, parmesão, brie, emmental, gorgonzola, gouda e camembert. No total, 100 g desses tipos têm de 0,06 g a 0,4 g de lactose. Como explicamos acima, eles perdem boa parte da substância ainda no processo de fabricação e maturação.
Já os queijos vendidos como “zero lactose”, passam por um processo industrial de adição da enzima lactase no leite que será usado para fazer o alimento. A enzima quebra o carboidrato sem perder os nutrientes. É uma boa pedida para quem tem alguma intolerância, mas ainda quer manter o consumo de itens como requeijão, cottage e ricota, por exemplo.
Veja mais
Adulto pode tomar leite? Entenda polêmica com a bebida nessa fase da vida
Aprenda como guardar queijo na geladeira para que o alimento dure mais