Comida japonesa é uma ótima escolha para um jantar especial e não há dúvidas da popularidade da gastronomia asiática por aqui. Apesar disso, para quem busca manter uma alimentação mais saudável no dia a dia, o consumo de pratos como hot rolls e sushis ainda gera muitas dúvidas. Será que esse tipo de refeição realmente faz bem? Vamos esclarecer essa dúvida e explicar se tem açúcar no sushi, se a quantidade de sódio no prato é preocupante e até como as escolhas de molhos e acompanhamentos podem fazer diferença para quem busca uma alimentação mais equilibrada. Confira!
É saudável comer sushi? Saiba se a comida japonesa tem açúcar ou faz mal
Tem açúcar no sushi? Saiba se o prato japonês é saudável e o jeito certo de consumir!
Sushi engorda?
Essa pergunta é bem comum para quem está precisando tomar cuidado com a alimentação e perder gordura corporal. Por isso, aqui vai um alerta importante: nenhum alimento sozinho faz alguém engordar ou emagrecer e isso também vale para o sushi.
Ganhar peso depende de uma série de fatores e é algo bastante individual. O importante é não exagerar na quantidade, manter uma rotina saudável e equilibrada ao longo da semana e fazer atividade física. Com equilíbrio, é possível comer de tudo sem precisar criar nenhum terrorismo nutricional.
Tem açúcar no sushi?
Sim, tem açúcar no sushi. O ingrediente está presente principalmente no preparo do arroz que acompanha o peixe no prato japonês, conhecido como Shari. O açúcar ajuda na aderência e consistência do grão e também garante o sabor mais adocicado que é bem característico desse tipo de prato. São necessárias cerca de quatro colheres de açúcar no tempero de 800 gramas de arroz para sushi e a receita ainda leva vinagre de arroz, que também tem açúcar na composição.
De forma geral, essa quantidade não costuma representar uma grande preocupação, mas pessoas que precisam controlar o índice glicêmico devem tomar mais cuidado. O importante é equilibrar o consumo com outros alimentos com menos açúcar na composição nas demais refeições.
É saudável comer sushi?
De forma geral, o sushi pode ser considerado uma opção saudável, já que tem um valor calórico mais baixo em comparação com outras refeições, é feito com peixes, vegetais e algas, fontes de nutrientes e fibras. O problema está nos acompanhamentos do prato, já que aqui no Brasil é comum que o sushi tenha cream cheese, maionese e outros ingredientes que aumentam as calorias. O mesmo vale para as versões fritas. Aém disso, os molhos, principalmente com soja, também costumam ter bastante sódio. Tudo depende, portanto, de boas escolhas. O sushi pode ser menos ou mais saudável de acordo com o preparo.
Comida japonesa faz mal?
Definir se um alimento faz bem ou mal para alguém depende da saúde, da rotina, da alimentação de cada um. A regra que vale sempre é: consuma com moderação. Para quem quer comer comida japonesa de forma mais saudável, dá para aproveitar diversos pratos mais leves que o sushi. O sashimi, por exemplo, não tem adição de arroz. Você também pode dar preferência para incrementar o sabor com wasabi e gengibre e menos molho. Os pratos frescos também são escolhas mais interessantes do que as porções vendidas prontas e dá até para fazer em casa.
Veja mais
Beber durante as refeições engorda? Descubra se o hábito atrapalha na dieta
Água com açúcar acalma? Descubra se a mistura caseira é relaxante mesmo ou se é mito da vovó