A comida japonesa possui adoradores em todo. Pratos com arroz e peixe, como o sushi, fazem sucesso no Brasil e tem quem pague caro pela iguaria. Para economizar e ainda poder comer quando quiser, que tal aprender a preparar o temaki, um dos pratos típicos japoneses mais populares por aqui, em casa? Confira no TudoGostoso tudo que você precisa saber sobre como fazer temaki delicioso em casa, incluindo receitas tradicionais, diferentes e até vegetarianas!
O temaki é um sushi em forma de cone que faz sucesso no Brasil
O que é temaki?
O temaki é um prato clássico da gastronomia japonesa que é considerado um tipo de sushi por ser um rolinho de arroz recheado com peixes ou vegetais e envolto em alga. A diferença entre temaki e o sushi enrolado é que o primeiro é grande e enrolado em forma de cone em vez de em forma de um cilindro pequeno. Ele também não possui camadas de arroz e alga como os sushis enrolados e intercalados.
Como é maior, o temaki costuma ter mais recheio do que arroz. Por causa do formato, o temaki é comido com as mãos, então você não precisa se envergonhar de comer se não souber usar hashi. É daí que vem o nome dele, já que “temaki” é a união entre as palavras japonesas “te”, mão, e “maki”, rolinho. Ou seja, o temaki é um “rolinho de mão”.
O que precisa para fazer temaki?
O temaki é feito com três ingredientes principais: arroz de sushi, folha de nori e o recheio, que pode ser peixe cru, frutos do mar, kani, ovas, legumes ou vegetais. O arroz de sushi não é qualquer arroz branco. Ele é feito com o arroz japonês simples, o uruchimai, com grão curto e preparado no vinagre. O resultado é uma textura mais cremosa e que ajuda a manter o recheio firme.
O nori é uma folha de alga usada em muitos pratos japoneses com arroz, principalmente para envolver a receita. Ele não só pode como deve ser comido junto da refeição, já que é rico em proteínas e vitaminas. Para “grudar” o recheio no lugar e deixar mais cremoso, o mais comum é usar a pasta de maionese, que aqui no Brasil é substituída por cream cheese. No entanto, você não precisa usar nenhum dos dois caso queira fazer um temaki vegano.
Ao fazer o temaki em casa, você pode escolher o seu recheio e fazer até uma versão vegana com legumes
Como fazer temaki em casa?
Para fazer temaki em casa é necessário preparar o arroz corretamente para que ele fique bem cremoso. Comece cozinhando o arroz japonês em uma panela com água fervendo em fogo alto por 20 minutos até o volume de água diminuir. Abaixe o fogo e deixe por mais 10 minutos. Depois tire do fogão e deixe o arroz descansar coberto com um pano de prato limpo por mais 10 minutos.
Após esse tempo, prepare uma mistura de vinagre, açúcar, sal e saquê em fogo médio até ferver. Pode ser feito sem o saquê se não tiver. Ainda quente, despeje a mistura no arroz, mexendo com cautela para temperar por igual. Espere ficar em temperatura ambiente antes de montar.
Em uma tigela, misture os ingredientes do seu recheio e reserve. A sugestão é usar salmão cortado em cubinhos, cebolinha picada e a pasta de maionese ou cream cheese. Pegue a folha de nori, corte pela metade para ficar em formato retangular e deixe o lado fosco para cima. Pode montar usando uma esteira própria para sushi ou sobre a própria mão.
Com uma colher, espalhe uma camada de cerca de 0,5 cm de arroz em metade da folha, deixando a outra livre. Em seguida, bote o recheio por cima do arroz e feche o cone. A dica para enrolar o temaki é deixar as pontas livres de arroz e juntar uma ponta na outra do recheio. O restante da folha, que deixou livre, enrola ao redor criando mais uma camada de alga para não desmanchar.
Coloque uns grãos de arroz na ponta para fechar e complete o recheio por cima. Finalize com gergelim e sirva com molho shoyu e pasta de wasabi. O temaki precisa ser consumido fresco logo após o preparo. Se deixar para depois, a alga vai absorver a umidade do recheio e ficar mole, mais difícil de segurar e de morder.
Receitas de temaki que vão do clássico ao inusitado para provar em casa
Dá para fazer temakis deliciosos de salmão, frutos do mar ou legumes
O temaki de salmão é uma receita bem conhecida e essa versão, além de cebolinha, acrescenta cogumeloshitake no recheio.
O uso de cream cheese no recheio de temaki e de sushi não faz parte da receita tradicional japonesa, mas é uma adaptação popular no Brasil que recebeu o nome de “philadelphia” por causa de uma marca de queijo cremoso.
O temaki pode ser vegetariano e até vegano! Essa receita usa legumes e verduras variadas como cenoura, pepino e vagem, acompanhado de um omelete picado. Para deixar essa receita vegana, é só deixar a omelete de lado que o resultado continuará delicioso.
O temaki de linguiça é uma receita para lá de diferente que você dificilmente vai encontrar no Japão, mas que pode fazer sucesso entre os amigos que preferem carne ao peixe. O melhor molho para acompanhar neste caso é feito com ketchup, maionese e pimenta.
Veja mais:
Conheça o criador do melhor sushi do mundo em "O Sushi dos Sonhos de Jiro"
Como fazer tempura: o segredo para acertar a massa da receita com o crocante perfeito