• Entrar
  • Cadastrar
Polêmica: sushi skin é feito com restos de peixe? A gente explica por que o prato é mais barato nos restaurantes japoneses

TudoGostoso explica como é feito o sushi de salmão skin e se é feito com sobras de peixe ou não! 

Polêmica: sushi skin é feito com restos de peixe? A gente explica por que o prato é mais barato nos restaurantes japoneses

Entenda a polêmica acerca do sushi skin que está rolando nas redes sociais  e se ele é feito ou não com sobras de peixe (Créditos: Shutterstock) 

A comida japonesa tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, e cada vez mais estabelecimentos que vendem pratos típicos estão se estabelecendo em diversas cidades do país. Sem dúvidas, os pratos mais comuns são sushi, sashimi, uramaki, makimono (rolls) como o hot filadélfia e temaki (cone). Porém, alguns preparos ainda podem ser um pouco desconhecidos para quem está se aventurando no mundo da comida, como é o caso do sushi skin ou uramaki skin.

Polêmica envolvendo sushi skin: mãe se revolta ao receber peças com "restos de peixe"

Recentemente, a mãe de uma criança autista com seletividade alimentar fez uma publicação nas redes sociais revoltada com o pedido de comida japonesa que tinha feito no aplicativo iFood, dizendo que o sushi teria sido feito com restos de peixe, a pele.

Pele. Isso aqui? Pele de peixe. Dentro, o que era para vir salmão, veio pele de peixe, só pele. Isso aqui é nojento, é asqueroso. Isso aqui? Pele de peixe, tipo pele de tilápia. Eu tô enojada, eu tô com nojo disso aqui. É um absurdo isso. Não tem cabimento uma empresa se prestar a esse serviço. Olhem isso. Olhem para isso. Sinceramente, iFood, resolva! Porque isso tá de dar nojo”.

Nos comentários, diversos internautas apontaram que o prato é chamado de sushi skin ou uramaki skin, e é bem comum nos restaurantes. Mas, afinal, sushi skin é feito com sobras de peixe? O TudoGostoso responde abaixo!

O que é o sushi skin?

O sushi skin é um “sabor” de um sushi muito comum nos restaurantes japoneses. Ele é feito de pele de peixe frita, normalmente salmão. Essa pele pode ser usada para fazer vários tipos de preparos japoneses, como os sushis, os makimonos e os temakis.

Sushi skin é feito de restos de peixe?

Para preparar os tradicionais sushis com salmão cru, a pele do peixe é removida. Porém, a gente sabe a importância de aproveitar todas as partes dos alimentos e, por isso, ela é frita e depois usada no preparo de outros pratos.

Portanto, dizer que o sushi de skin é feito com restos de peixe pode ser uma forma de interpretar o prato. Entretanto, é importante ter em mente que a pele de peixe não precisa ser descartada quando você fizer salmão em casa; ela é muito gostosa e nutritiva, e rende um delicioso petisco. Aliás, muitas pessoas adoram os sushi de skin, como eu!

Por que o sushi skin é mais barato?

O sushi de skin costuma ser mais barato que o sushi de salmão exatamente pela pele não ser uma parte tão nobre. É o mesmo que comparar um filé de alcatra com filé mignon. Ambos são gostosos e capazes de estrelar pratos incríveis, mas têm custos diferentes de compra para o restaurante, o que afeta no preço final.

Qual o peixe usado para fazer o sushi skin?

Como explicamos, o peixe usado para fazer skin é normalmente o salmão, mas ela você pode usar qualquer peixe na sua casa, como tilápia, robalo, atum, namorado ou cação.

Na hora de fazer em casa, o ideal é escolher uma frigideira de fundo grosso, adicionar um pouco de óleo e colocar a pele do peixe para fritar com as escamas viradas para cima. Deixe fritar em fogo baixo, virando de vez em quando, até que ela esteja bem dourada. Depois, é só usar como preferir em qualquer prato que desejar!

Veja mais:

Quase ninguém sabe, mas é por isso que os restaurantes japoneses sempre servem gengibre com os sushis e sashimis
Arroz japonês, gohan e shari são a mesma coisa? TudoGostoso tira a dúvida e ensina como fazer arroz de sushi em casa!

Temas relacionados