• Entrar
  • Cadastrar
Esse item indispensável na cozinha de todo brasileiro é PROIBIDO pela ANVISA em restaurantes. Você sabia?

Você provavelmente tem em casa esse utensílio de cozinha que divide opiniões quanto à sua higienização. Entenda!

Utensílio popular na cozinha dos brasileiros é banido pela ANVISA em restaurantes (Foto: Shutterstock/ Freepik - @KamranAydinov/ Reprodução ANVISA)

O mundo da culinária é repleto de polêmicas e talvez você não saiba de uma das maiores dela. Existe um item considerado indispensável para muitos cozinheiros amadores e donas de casa que é simplesmente proibido em absoluto em restaurantes e cozinhas profissionais: a colher de pau.

E se engana quem acredita que essa proibição é recente: a ANVISA apresentou a Resolução RDC 216/04, que adota a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, há 19 anos.

Nela, a agência detalha que, por ser confeccionada em madeira, esse utensílio apresenta alta porosidade e, dessa forma, não pode ser usada em ambientes profissionais de cozinha. Isso porque o acúmulo de umidade e restos de alimentos pode trazer riscos de contaminação por bactérias e fungos, especialmente em uma escala profissional.

Durabilidade baixa é outro ponto fraco da colher de pau

Outro ponto que pode fazer você repensar a presença de uma colher de pau na sua cozinha ou a compra de uma é a durabilidade dela. Quando comparada a utensílios de outros materiais, como silicone, sua vida útil é bem menor, por se tratar de um material orgânico.

Dessa forma, a opção de ‘substituto’ mais seguro da colher de pau é a colher de silicone. Ao escolher uma, é importante optar por materiais que não são tóxicos quando expostos a calor.

Além da colher de silicone, outra opção é a colher de bambu. Apesar de ainda ser um material orgânico, como a madeira, o bambu tem uma porosidade menor e é mais sustentável que a madeira.

Colher de pau pode ser usada em casa para cozinhar?

Sim! Apesar de ser proibida em ambientes profissionais, em cozinhas domésticas a colher de pau pode ser usada. No entanto, é preciso ficar bastante atento ao estado de conservação e da limpeza desse utensílio.

Qual é a melhor forma de higienizar a colher de pau?

E você não precisa gastar muito para limpar sua colher de pau corretamente: água em temperatura ambiente e sabão são suficientes. Limpe bem e deixe secar por completo, guardando-a somente quando ela estiver completamente seca. Imaginava que um utensílio tão banal e recorrente nas casas brasileiras pudesse causar tanto?

Veja mais:

Não usou o limão todo? Aprenda o jeito certo de guardar a metade da fruta na geladeira.
Como limpar cogumelo fresco com um utensílio inusitado que todo mundo tem em casa.

Temas relacionados