• Entrar
  • Cadastrar
Polêmica na cozinha: pode ou não limpar a colher de pau com água fervente? Descubra a forma certa de higienizar o utensílio

Descubra como é a forma correta de lavar a colher de pau e o que acontece quando ela entra em contato com a água quente.

Qual é a forma certa de lavar a colher de pau? (Foto Shutterstock)

Será que lavar a colheres de pau ou de bambu com água fervente é a forma certa de higienizar os utensílios de madeira da cozinha. Essa é uma polêmica culinária recorrente e que vira assunto toda vez um vídeo viral ganha força nas redes sociais.

Vários usuários ficam surpresos com o resultado exibidos nos vídeos e reproduzem o mesmo processo em casa: basta ferver a água, jogar os utensílios de madeira, deixar de molho e pronto! Uma coloração estranha, e até desagradável, é percebida no líquido.

Isso significa que toda a sujeira sai na água quente? Confira a explicação a seguir e descubra se você usa a colher de pau da forma errada. Em seguida, confira o passo a passo para uma boa manutenção dos seus utensílios de madeira.

Entenda o que acontece com a madeira em contato com a água fervente

Para saber se funciona, é importante entender o que acontece neste processo. Primeiro, ao adotar o hábito de lavar os seus utensílios de madeira na água quente, você acelera a deterioração do material porque ele começa a perder seus óleos naturais na fervura. Isso explica a estranha coloração e aspecto da água.

Como a madeira é porosa por natureza e sensível ao calor, ao esquentar esse material, os poros se abrem, se expandem, e acabam sendo convidativos para esconder bactérias, fungos e outros microrganismos. E quando esfria, acontece o inverso. Ao contrair, a colher de pau pode rachar ou até deformar.

Resultado: essa técnica viral de rede social pode ser mais prejudicial do que benéfica para os seus utensílios de madeira. Portanto, descarte essa prática e descubra como é a forma correta de higienizar os itens de madeira da cozinha.

Como limpar a colher de madeira de forma certa?

A maneira correta de higienizar esse tipo de utensilio é lavando normalmente, com água e sabão neutro, e evitar deixar expostas molhadas no escorredor por muito tempo. Se você não deseja ter essa preocupação e acha melhor banir os itens de madeira da cozinha, então só resta apostar na colher de silicone.

Colocar a colher de pau na máquina de lavar também está liberado, mas lembre-se: a chance de ter uma menor durabilidade aumenta devido ao contato com a água quente. Essa mudança de temperatura pode provocar a deterioração do material.

Aprenda a fazer a manutenção da colher de pau

Confira um passo a passo fácil e prático para lavar os utensílios de madeira da maneira correta e aprenda a fazer uma manutenção cuidadosa para garantir maior durabilidade dos itens de cozinha.

  • Comece lavando a colher de pau com água morna e sabão, não utilize produtos agressivo. Enxágue bem e seque com um pano limpo.
  • Use uma lixa fina para passar suavemente na superfície da colher. Essa é a etapa para preparar a madeira para a etapa seguinte.
  • Em seguida, passe uma camada fina de óleo mineral na colher e esfregue bem para que absorva o produto. Esse processo ajuda a hidratar a madeira e proteger da umidade.
  • Após 20 minutos com o óleo, use um pano limpo e seco para remover o excesso do produto. Já será possível observar que a colher ganha um brilho saudável.
  • Para secar, mantenha a colher em um local com boa circulação de ar até que fique completamente seca.

Veja mais:

Você está lavando o liquidificador de forma certa? Aprenda um jeito fácil e muito eficiente.
Descubra de uma vez por todas como higienizar os utensílios de silicone do jeito certo.

Temas relacionados