• Entrar
  • Cadastrar
Como limpar utensílios de silicone de um jeito fácil: veja as dicas de cozinha do TudoGostoso

Não sabe como fazer a limpeza dos utensílios de silicone? O TudoGostoso está aqui para te ajudar!

Os utensílios de silicone são mais fáceis de limpar do que você pensa! (Crédito: Shutterstock)

Os utensílios de silicone estão virando os queridinhos dos brasileiros e ganham cada vez mais fãs! Ainda assim surgem muitas dúvidas quanto a sua conservação e como fazer a limpeza correta para aumentar o tempo útil de formas, pincéis e espátulas de silicone. Foi pensando nisso que o TudoGostoso reuniu as melhores dicas para te deixar informado sobre esse assunto. Vem conferir!

Por que utensílios de silicone acabam ficando grudentos?

Já aconteceu de você tocar em um utensílio de silicone e ele estar com aquele aspecto grudento? Diferente do que se pensa, esse problema não está atrelado a falta de limpeza, e sim as más condições de conservação. O silicone é uma matéria química que após um certo tempo com a falta de uso, exposição a altas ou baixas temperaturas, contato prolongado à radiação UV e com a umidade, pode acabar acontecendo com que as propriedades da borracha resultem nessa espécie de grude. Algumas pessoas optam por se desfazer desse item, mas caso você queira voltar a utilizá-lo, basta deixar de molho no álcool durante 30 minutos e depois secar bem com um pano de prato e com poucos pelos.

Quais produtos utilizar na limpeza de utensílios de silicone

Nada de utilizar produtos abrasivos como o cloro ou a água sanitária para os produtos de silicone já que eles podem ser danificados. Esse tipo de material é frágil e precisa de cuidados especiais! A limpeza desses utensílios deve ser feita com detergente neutro e com a esponja de limpeza, em especial aquela mais macia para não arranhar. Caso seja necessário uma limpeza mais profunda, você pode optar pela utilização do vinagre e do bicarbonato de sódio.

Como conservar os utensílios de silicone no dia a dia

O silicone é um material que permite com que não seja fácil absorver sujeira, então a sua limpeza é muito fácil! Utilize o lado macio da esponja de cozinha, acrescente o detergente e lave normalmente, mas com pouca força. Enxágue e seque bem antes de guardar. Guarde em um local longe de objetos cortantes e de preferência para os armários, assim eles não ficam expostos a altas temperaturas e nem a umidade, sem gerar o acúmulo de fungos e bactérias, além de reduzir as chances de ficarem grudentos.

Como tirar o amarelado dos utensílios de silicone?

É comum que com o passar do tempo os produtos de silicone ganhem um tom amarelado. Mas calma que pra tudo existe uma solução! Como já explicamos anteriormente, para uma limpeza mais pesada você pode acabar utilizando bicarbonato de sódio! Ele é essencial na missão para o clareamento. Para você conseguir um bom resultado final, basta você misturar 100 ml de água com duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e duas de detergente líquido. Mexa até transformar em uma textura pastosa. Passe por toda a superfície amarelada e deixe agindo por, em média, 30 minutos. Depois, basta lavar normalmente e certificar de secá-la bem.

Veja mais

Forma de silicone na airfryer é seguro? Confira dicas para não errar na hora de usar acessórios na fritadeira
Como higienizar esponja de cozinha do jeito certo: você vai se surpreender com o que NÃO deve fazer!
Qual tipo de forma usar: vidro, metal ou silicone? Saiba a diferença entre elas

Temas relacionados