• Entrar
  • Cadastrar
Forma de silicone na airfryer é seguro? Confira dicas para não errar na hora de usar acessórios na fritadeira

Silicone na airfryer? Veja como usar acessórios da fritadeira elétrica do jeito certo!

Descubra se é seguro usar forma de silicone na airfryer e aproveite a fritadeira do jeito certo! (Créditos: Shutterstock)

Você já pensou em usar forma de silicone na airfryer? O utensílio tem ganhado adeptos entre os fãs da fritadeira elétrica porque promete mais praticidade na hora de preparar alimentos e limpar a airfryer após o uso. Mas será que esse tipo de acessório é seguro? Para garantir que você não danifique o seu eletro, trouxemos dicas importantes para escolher a assadeira certa e usá-la sem se preocupar. Confira a seguir!

Pode usar forma de silicone dentro da airfryer?

Sim, mas é importante tomar alguns cuidados. O silicone precisa ter qualidade e ser bastante resistente. O material deve suportar altas temperaturas o que vai garantir que ele não derreta ou cause algum dano na airfryer. O ideal é que nas especificações do fabricante do utensílio esteja descrito que a assadeira suporta temperaturas de 220 a 240 °C.

Outra dica importante é prestar atenção no tamanho da forma de silicone. Ela deve ser sempre menor que o cesto da airfryer, garantindo que haja espaço nas laterais para permitir a circulação do fluxo de ar. Dê preferência para um silicone que tenha uma textura mais firme, para acomodar bem os alimentos e não sair do lugar na hora em que o aparelho estiver ligado.

Na internet, é possível encontrar as mais variadas opções de acessórios de silicone, mas é importante tomar cuidado com a procedência do produto. Marcas mais conhecidas de utensílios de cozinha podem realizar mais testes de qualidade na hora da produção e costumam passar por processos de fiscalização mais rigorosos antes de oferecer um produto para os consumidores.

No caso de forminhas de silicone pequenas, muito usadas para fazer bolinhos na airfryer, é preciso se certificar de que a massa dentro delas não possa vazar. Caso seja uma mistura muito mole, o ideal é colocar essas forminhas dentro de outra assadeira maior.

Vantagens da forma de silicone

A principal vantagem da forma de silicone é evitar que os alimentos fiquem em contato direto com o cesto, o que costuma deixar resíduos na superfície, o que pode dificultar um pouco a limpeza da fritadeira. O utensílio também é interessante porque aquece rápido, distribui o calor de forma mais homogênea e mantém o alimento aquecido por mais tempo. A função é a mesma de formas de alumínio, vidro e cerâmica, por exemplo.

Antes de usar qualquer assadeira, porém, é importante conferir o manual da sua airfryer. Nem todos os modelos têm as mesmas regras de uso e conservação. Dependendo da potência e da capacidade do aparelho, o fabricante recomenda que nenhum utensílio seja usado no cesto.


Veja mais
Omelete na airfryer: receita infalível para garantir uma refeição prática e economizar gás!
Cuidado! Sua airfryer pode estragar se você fizer esse tipo de receita

Temas relacionados