• Entrar
  • Cadastrar
Faça assim para limpar a forma de silicone da airfryer

Limpar a forma de silicone da airfryer não é uma tarefa tão fácil como muitos pensam! Confira o jeito certo!

A forma de silicone da airfryer deve ser higienizada após cada uso. (Créditos: Shutterstock)

A forma de silicone na airfryer está conquistando cada vez mais fãs por conta da sua praticidade na hora da higienização! A limpeza da airfryer é algo muito trabalhoso pois a gordura fica impregnada no eletrodoméstico, mas com a utilização dessa proteção de silicone esse fator deixou de ser algo que gera dor de cabeça. Ainda assim surgem muitas dúvidas quanto a conservação das formas e como fazer a limpeza correta para aumentar o tempo útil. Foi pensando nisso que o TudoGostoso veio te esclarecer como é o jeito certo. Venha conferir!

Quais produtos utilizar na limpeza da forma de silicone

Nada de utilizar produtos abrasivos como o cloro ou a água sanitária para os produtos de silicone já que eles podem ser danificados. Esse tipo de material é frágil e precisa de cuidados especiais! A limpeza desses utensílios deve ser feita com detergente neutro e com a esponja de limpeza, em especial aquela mais macia para não arranhar. Caso seja necessário uma limpeza mais profunda, você pode optar pela utilização do vinagre e do bicarbonato de sódio, mas não use nada além disso. Como a forma de silicone vai para a airfryer e enfrenta altas temperaturas, o cuidado com ela deve ser redobrado.

Como conservar os utensílios de silicone no dia a dia

O silicone é um material que apresenta dificuldades para absorver a sujeira, então a sua limpeza é muito fácil! Utilize o lado macio da esponja de cozinha, acrescente o detergente e lave normalmente, mas com pouca força. Enxágue e seque bem antes de guardar. Guarde em um local longe de objetos cortantes e dê preferência para os armários, assim esses utensílios não ficam expostos a umidade, contribuindo para não gerar o acúmulo de fungos e bactérias, além de reduzir as chances de ficarem grudentos.

Por que usar a forma de silicone na airfryer?

Por manter o cesto da airfryer limpo, sem que haja o contato direto com os alimentos, essa forma ajuda a preservar a vida útil do aparelho pois acaba com a necessidade constante de raspagem para remoção dos resíduos deixados após o uso. A forma de silicone também proporciona um aquecimento mais rápido por distribuir o calor de forma mais igualitária e mantém o alimento aquecido por mais tempo. A sua função é a mesma de formas de alumínio, vidro e cerâmica, por exemplo, mas ela é a única entre essas opções que pode ir no eletrodoméstico. É importante sinalizar que o correto antes de utilizá-la é conferir o manual da fritadeira elétrica. Nem todos os modelos têm as mesmas regras de uso e conservação. Dependendo da potência e da capacidade do aparelho, o fabricante recomenda que nenhum utensílio seja usado no cesto.

Veja mais

Como fazer a cura da airfryer: aprenda o jeito certo de usar a fritadeira elétrica pela primeira vez
Dá pra fazer arroz na airfryer e fica soltinho e gostoso: veja como cozinhar o acompanhamento de um jeito bem simples
3 coisas que você NÃO sabia sobre a sua airfryer e como ela funciona

Temas relacionados