• Entrar
  • Cadastrar
Como higienizar esponja de cozinha do jeito certo: você vai se surpreender com o que NÃO deve fazer!

Chega de esponja toda suja e engordurada na pia! Vem aprender como higienizar esponja de cozinha do jeito certo e afaste as bactérias do seu lar!

Veja como deixar o ambiente mais limpo com essas dicas de como higienizar a esponja de cozinha do jeito certo! (Créditos: Shutterstock)

A esponja da cozinha está sempre ali na pia pronta para ser usada para lavar nossas louças sujas. Todos os dias, muitas vezes mais de uma vez por dia, ela é usada com esse intuito. Por isso, é preciso ter atenção e cuidado com ela para que ela não prejudique o nosso dia a dia. Pensando nisso, o TudoGostoso veio te ensinar como higienizar a esponja de cozinha do jeito certo, além de dizer o que você NÃO deve fazer com ela. Veja a seguir!

O que você NÃO deve fazer para higienizar uma esponja de cozinha?

A esponja de cozinha é um dos utensílios mais sujos e contaminados da cozinha, acumulando diversas bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças. Por isso, é essencial que ela seja bem cuidada para diminuir os riscos a nossa saúde. Antes de ensinarmos como higienizar a esponja de cozinha do jeito certo, nós já vamos começar dizendo o que você não deve fazer e, se você faz alguma das coisas abaixo, já sabe que é para parar agora mesmo!

Não use vinagre, água quente ou detergente líquido

A gente sabe que os principais truques para higienizar a esponja de cozinha que encontramos por aí é deixando-a de molho no vinagre, na água quente ou lavando com detergente líquido. Mas você sabia que eles não funcionam? Isso mesmo, nenhum desses. Tanto o truque do vinagre quanto da água quente faz com que apenas os micro-organismos mais fracos morram, dando “espaço” para as bactérias mais potentes, ou seja… Só piora a situação toda!

Além disso, se o detergente líquido fosse suficiente, a sua esponja de cozinha estaria praticamente sempre higienizada, não é mesmo? Afinal, a gente sempre dá uma leve esfregada pelo menos todos os dias usando o detergente.

JAMAIS coloque a esponja no micro-ondas

Nunca, JAMAIS, coloque a esponja no micro-ondas! Primeiro que esse método também não é eficaz, acontece a mesma coisa que explicamos anteriormente em relação ao vinagre, água quente e detergente líquido. Segundo que você ainda irá contaminar todo o interior do micro-ondas, espalhando as bactérias para a parede do eletrodoméstico que, em seguida, entrarão em contato com a comida que você ingere. Eca!

Não espere muito tempo para trocar

Um dos erros que as pessoas mais cometem é utilizar a mesma esponja durante muito tempo, deixando para trocar só quando já está caindo aos pedaços. Isso é péssimo! A gente sabe que acaba sendo um desperdício, mas os males que trazem são bem piores.

Como higienizar a esponja de cozinha do jeito certo?

Agora que você já sabe o que você não deve fazer, chegou a hora de te ensinarmos a higienizar a esponja de cozinha do jeito certo! Tudo que você vai precisar é de água e água sanitária.

Em um recipiente, coloque 1/2 litro de água gelada + 1 colher (sopa) de água sanitária. Coloque a esponja e deixe de molho por 10 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem. É necessário fazer esse procedimento todos os dias e trocar a esponja toda semana.

Viu como é muito mais fácil do que você imaginava? Agora sua cozinha estará bem mais limpa depois dessa dica do TudoGostoso!

Temas relacionados