Com o calor que está fazendo nesse verão, é comum carregarmos uma garrafa de águapara onde quer que a gente vá: seja para o trabalho, para a academia, para a praia ou para o parque, não dá para sair sem ela. Porém, você sabia que é preciso alguns cuidados na hora de usar uma garrafa de água? Não basta só reutilizar, não, é preciso higienizá-las para garantir água de qualidade! Se você não sabia disso, vem que o TudoGostoso vai te contar por que você deve lavar sua garrafa de água com frequência e como fazer isso do jeito certo!
Aprenda como lavar garrafa de água do jeito certo!
Como lavar garrafa de água do jeito certo: dicas e passo a passo do TudoGostoso
Muita gente acredita que não é preciso lavar a garrafa de água com frequência, seja a que deixamos na porta da geladeira de casa, seja aquela que nos acompanha no trabalho ou na academia. Acontece que isso não é verdade! As garrafas de água exigem cuidados, mesmo que elas sejam de uso individuais!
Um estudo recente, feito com atletas que ficaram 1 semana sem lavar as garrafas de água, constatou que elas ficavam mais sujas do que comedouros de cachorros! O acumulo de saliva e água em pequenas partes das garrafas colaboram para a propagação de micróbios que causam doenças, e por isso deve ser higienizada frequentemente. Se você tem o hábito de só lavar suas garrafas de vez em nunca, chegou a hora de mudar isso!
Para não sofrer, o TudoGostoso vai te ensinar como lavar garrafa de água do jeito certo, afinal, elas também possuem a maneira ideal de serem higienizadas. Não vai pensando que é só passar uma água que resolve o problema, não, viu? Saca só as dicas para ter uma garrafa limpa livre de bactérias!
Lave com frequência
A dica mais importante para manter a garrafa limpa sempre é lavar com frequência. E frequência não é uma vez por semana, não, viu? O ideal é lavar as garrafas de água todos os dias, pelo menos uma vez ao dia.
Antes de repor a água na garrafa que fica na geladeira, lave bem. Caso você deixe garrafinha de água no trabalho, lave assim que chegar para que você passe o restante do dia com água limpinha.
Agora, a garrafinha da academia deve ser lavada toda vez que você chegar em casa! Essa é a que acumula mais micro-organismos que podem causar doenças. todos os dias para evitar!
Use detergente líquido neutro
Se você lava a sua garrafa todos os dias, não tem nenhum mistério e não é nem um bicho de sete cabeças. Tudo o que você precisa fazer é lavá-la com detergente neutro e bastante água corrente. E não adianta lavar só por fora, hein! Tem que lavar todas as partes da garrafa, inclusive partes avulsas como canudos, biquinhos e até braçadeiras.
Deixe de molho em água sanitária de tempos em tempos
A água sanitária é uma grande aliada na hora de matar fungos e bactérias que podem estar presente em recipientes que usamos com frequência. Mas, calma, nada de colocar a garrafa em água sanitária pura! Você deve diluir 1 colher (sopa) de água sanitária em 1 litro de água.
Então, é só colocar a garrafa de molho junto com todos os demais acessórios por, pelo menos, 15 minutos. Passado esse tempo, lave tudo muito bem usando água corrente em abundância. Caso queira, realize a lavagem com detergente neutro para remover qualquer resíduo de água sanitária.
Higienize todas as partes da garrafa
A gente sabe que já batemos nessa tecla muitas vezes durante esse texto, mas a verdade é que é de extrema importância que você entenda que qualquer parte da sua garrafa pode acumular micro-organismos prejudiciais a sua saúde. Por isso, nunca deixe de lavar bem os biquinhos, tampas, canudos e roscas.
Invista em limpadores de garrafas (ou escovas de mamadeira)
Lavar a garrafa por dentro pode ser um problema, principalmente se ela for muito comprida com um bocal estreito, que nossa mão não passa. Porém, existem algumas maneiras de conseguir fazer isso. A nossa melhor dica é comprar um limpador de garrafas ou até mesmo limpador de mamadeira, que você consegue encontrar por bons preços na internet.
Porém, se você não quer gastar com isso, também existe uma forma prática que dá para o gasto: separe uma esponja só para isso, e coloque-a dentro da garrafa. Com ajuda de uma colher ou garfo, arraste a esponja por toda parte interna e depois remova usando esses utensílios para puxá-la.
Fique atento aos sinais de desgaste da garrafa
Por fim, uma dica extra que não é necessariamente sobre limpeza. Para garantir que sua água estará sempre limpa, é preciso estar atento ao estado da sua garrafa. Troque com frequência, principalmente quando ela começar a rachar ou quebrar. Esses são lugares ótimos para acúmulo de micro-organismos, então já sabe!
Veja mais:
Como saber se a garrafa térmica é boa? Veja as dicas preciosas do TudoGostoso