• Entrar
  • Cadastrar
Não é só lavar em água corrente: aprenda de uma vez por todas como higienizar vegetais do jeito certo!
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Aprenda de uma vez por todas como higienizar os vegetais do jeito certo!

Não é só lavar em água corrente: aprenda de uma vez por todas como higienizar vegetais do jeito certo!

Ministério da Saúde ensina como higienizar vegetais do jeito certo e mostra o passo a passo (Créditos: Canva)

Uma das partes mais chatas de aumentar o consumo de vegetais no dia a dia é higienizar todos eles. Quando a preguiça bate, muita gente lava somente em água corrente e acha que isso vai resolver, mas a verdade é dura: lavar os vegetais em água corrente dá quase no mesmo que não lavar. Para garantir que os alimentos estão higienizados corretamente, assim como remover um pouco dos agrotóxicos presentes nas cascas, é necessário utilizar outro tipo de lavagem, e não é com vinagre ou bicarbonato de sódio!

Como higienizar os vegetais corretamente: siga o passo a passo do Ministério da Saúde

Nada de achar que é um processo superdifícil, viu? Higienizar os vegetais corretamente é muito mais fácil do que você imagina, mas o ideal é reservar um dia da semana para fazer tudo de uma vez. Assim, você consegue facilitar a sua rotina e otimizar o tempo. Além disso, alguns especialistas explicam que não é necessário higienizar determinados alimentos como bananas, batatas, cebola e alho porque eles estragam mais rápido se são molhados.

Segundo o Ministério da Saúde, para higienizar os vegetais, você deve seguir os seguintes passos:

  • separar as folhas ou partes deterioradas
  • lavar em água corrente
  • colocar de molho em uma solução de 1 colher (sopa) de água sanitária entre 2 a 2,5% para cada litro de água por 10 minutos
  • enxaguar em água corrente.

Ou seja, é necessário ter água sanitária própria para higienização de alimentos em água. Para saber, basta ler o rótulo, já que quase todas as marcas contam com essa informação.

Não se esqueça: o vinagre e o bicarbonato de sódio não são eficazes na higienização de vegetais. Deixe o vinagre para temperar a salada, aí, sim, vai ficar uma delícia!

Veja mais:

Pode lavar frutas na lava-louças? Veja o que dizem os especialistas sobre o uso da máquina para higienizar alimentos

Temas relacionados